quinta-feira, 4 de outubro de 2012

I ENACIELL - I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
01 a 03 de outubro de 2012

http://www.enaciell.com.br
PROGRAMAÇÃO
01/10- 08h-             CREDENCIAMENTO
PALESTRAS DE ABERTURA

Das 09h00 às 11h30m
Tema: "O que é ser professor de línguas e de literatura na contemporaneidade"
Prof. Dr. João Luís Cardoso Tápias Ceccantini (UNESP/Assis)
Prof. Dr. Mário Alberto Perini (UFMG)
Mediadoras: Prof.ª Dr.ª Soélis do Prado Mendes
Prof.ª M. Sc. Patrícia Aparecida Beraldo Romano
 OFICINAS/MINICURSOS
14h30 às 17h00
Tema: "Para fora da canastra: Monteiro Lobato na formação de (bons) leitores".
Prof. Dr. João Ceccantini (UNESP/Assis)
Tema: "Retextualização"
Prof.ª Dr.ª Leiva de Figueiredo Viana Leal (UFOP)
 Tema: "Is the (e) book on the table (tablet)?: Um olhar metateórico e metametodológico dos livros didáticos de línguas estrangeiras".
Prof. Dr. Kléber Aparecido da Silva (UNB)
Tema: "Descrição de línguas Indígenas Brasileiras".
Prof.ª Dr.ª Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA – Campus de Belém)
Tema: “Por que e como usar literatura na aula de Língua estrangeira?”
Prof.ª Dr.ª Aline de Mello Sanfelici
Tema: “Learning with songs: atividades com músicas em sala de aula”
Prof. Dr. Daniel Serravalle de Sá


COFFEE-BREAK-17h00 às 18h00
 LANÇAMENTO DE LIVROS
MESA-REDONDA Tema: "O ensino da língua portuguesa na educação básica e o livro didático"
Das 18h00 às 21h30m
Profª. Drª. Leiva de Figueiredo Viana Leal (UFOP)
Tema: "Perspectivas do Ensino de Literatura Infantojuvenil na Educação Básica"
Profª. Drª. Franceli Aparecida Mello (UFMT)
Tema: "A experiência da UFPA no ensino de língua portuguesa e de Literatura no PARFOR"
Prof. Dr. Doriedson Rodrigues (UFPA – Campus de Cametá).
Mediadoras: Prof.ª M. Sc. Patrícia Aparecida Beraldo Romano
Prof.ª Dr.ª Simone Cristina Mendonça
02/10- Das 09h00 às 11h30m
02/10- MESA-REDONDA Tema: "Motivação e a formação do Professor de Línguas Estrangeiras"
Profª. Drª. Walkyria Magno e Silva (UFPA – Campus Belém).
Tema: "Espelho! Espelho meu! Que tipo de professor de línguas
era/sou/serei eu?: Experiências, Crenças e Identidades"
Prof. Dr. Kléber da Silva (UnB – Universidade de Brasília).
Mediador: Prof. Dr. Daniel Serravalle de Sá
  
 COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS
Das 13h30 às 17h00

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS APRESENTAÇÕES DO DIA 02/10

Eixo 2: ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Sala: 10

Coordenador(a): Profa. Nelzir Martins Costa

1- Práticas de ensino de leitura literária em turmas de 5ª série / 6º ano do Ensino Fundamental.

Vanessa Cristina da Cunha Caires.

13h:30m – 13h:50m

2- O relato da leitura literária na escola: uma proposta de ensino literário.

Maria Luceli de Matos Silva e Juscilene dos Reis Gomes.

13:h55m – 14h:15m

3-Ensino de literatura no Ensino Médio

Eliude de Souza Rocha.

14h:20m –14h:40m
4- Professor: um alcoviteiro do encontro entre a Literatura e o aluno.
Wilson Ferreira Barbosa.
14h:45m–15h:05m
5- A linguagem nos contos fictícios na saga de Harry Potter de J. K. Rowling.
Igor Barbosa Marques / Natália de Sousa Santos.
15h10m–15h:30m
6- Uma nova forma de incentivo à leitura literária nas escolas.
Luana Olívia Sá França / Lauane Cravo Rodrigues.
15h35m –15h:55m
7- Literaturas afro-brasileira e africanas: o desafio nos livros didáticos de Língua Portuguesa para a 3ª série do Ensino Médio.
Nelzir Martins Costa.
16h:00m –16h:20m
8- Letramento literário e a formação do leitor crítico para a diversidade.
Vanessa Rita de Jesus Cruz.
16h:25m –16h:45m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixo 7: ENSINO DE LITERATURA E OUTRAS ARTES.
Sala: 11
Coordenador(a): Prof. Dr. André Teixeira Cordeiro
1-A Presença do autor Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo no Diário de Notícias.
Camila Néo Correa
13h:30m –13h:50m
2-A arte literária no conto “o crime do tapuio”, de José Veríssimo.
Darlan Machado Dorneles
13:h55m –14h:15m
3- Memórias de um Sargento de Milícias: análise das adaptações em quadrinhos e a aplicabilidade em sala de aula.
Barbara Cristina Almada da Silva
14h:20m –14h:40m
4- Conversando com Lucrecia e Negrinha: dois casos de violência contra a
criança na literatura brasileira.
André Teixeira Cordeiro e Nalu da Silva Rocha.
14h:45m–15h:05m
5- Eles eram muitos cavalos: Um novo incentivo à leitura para alunos do 3º ano
do Ensino Médio.
Anna Mônica da Silva Aleixo / Auliam da Silva.
15h10m–15h:30m
6- Adaptações cinematográficas de textos literários: herói ou vilão no ensino de
literatura?
Jordane Falcão Pereira/Maria Joana Raiol Teixeira
15h35m –15h:55m
7- A história da cidade nas narrativas de antigos moradores: contribuições ao ensino nas escolas públicas de Altamira/PA.
Andreia Luciana Knispel / Cássia Silva Araújo / Fernando Jorge dos Santos
Farias.
16h:00m –16h:20m
8- O lugar da fruição em aulas de literatura em um Centro de Ensino Médio de Araguaína - Tocantins.
Maria da Conceição de Jesus Ranke.
16h:25m –16h:45m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.)
 Eixos 10 e 01: GRAMÁTICA E ENSINO DE LÍNGUA ; ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA.
Sala: 16
Coordenador(a): Prof. M. Sc. Rubenilson Pereira De Araujo
1- Diagnóstico das concepções de linguagem em turmas de 6º e 9º ano do ensino fundamental.
Andressa de Jesus Araújo Ramos
13h:30m –13h:50m
2- O caráter não pessoal de Benveniste e a impessoalidade nos livros didáticos.
Apolo Macoto Hino
13h:55m –14h:15m
3- O ensino de neologismos em sala de aula: indissociabilidade entre língua e literatura.
Glenda Cruz Batista.
14h:20m –14h:40m
4- O ensino de gramática na primeira série do Ensino Médio.
Eliene Rodrigues Sousa Silva
14h:45m–15h:05m
5- Perspectivas de leitura e Análise do livro didático.
Kátia Nayara Da Silva Sales / Mariléia Gonzaga Da Silva
15h10m–15h:30m
6- Uma proposta para aula de língua materna através da oralidade.
Camila Chermont Cunha
15h35m –15h:55m
7- Gênero, diversidade sexual e currículo: um estudo de caso de práticas discursivas e de (não) subjetivação no ambiente escolar.
Rubenilson Pereira De Araujo
16h:00m –16h:20m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
 Eixo 11: A LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA (I).
Sala: 17
Coordenador(a): Profa. Dra. Dieysa Kanyela Fossile
1- A abordagem da leitura no livro didático.
Dione Márcia Alves de Moraes
13h:30m –13h:50m
2- A Contribuição das Formações Inicial e Continuada para a Formação do Professor Leitor.
Tânia do Socorro Ferreira da Silva.
13:h55m –14h:15m
3- Leitura Literária (de Poemas) no Livro Didático.
Roberto Belo de Lima.
14h:20m –14h:40m
4- Da leitura ao letramento digital: a formação do sujeito/leitor do Parfor (UFT/Araguaina-TO) em perspectiva.
Denyse Mota da Silva Ataide
14h:45m–15h:05m
5- Textos metafóricos: Leitura e interpretação.
Dieysa Kanyela Fossile
15h10m–15h:30m
6- Escola de tempo integral e letramento literário: um estudo sobre a formação de leitores.
Gislene Pires de Camargos Ferreira.
15h35m –15h:55m
7- Os tipos de perguntas na análise de exercícios de um livro didático de língua portuguesa.
Claudia Gonçalves da Silva / Elinalva Damasceno Travassos
16h:00 –16h:20m
8- Alfabetizando em casa: uma nova proposta para alfabetizar letrando fora da sala de aula
Laís De Nazaré Dos Santos Santos.
16h:25m –16h:45m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixos 11 e 12: A LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA (II); LITERATURA INFANTOJUVENIL E M SALA DE AULA.
Sala: 15
Coordenador(a): Profa. Dra. Simone Cristina Mendonça
1- Letramento literário: um recurso pedagógico para incentivo de novos leitores no Ensino Fundamental.
Caroline do Socorro Silvestre Oliveira
13h:30m –13h:50m
2- Leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma tentativa de transformá-la em ação prática.
Claudiane Resendes Santos
13h:55m –14h:15m
3- Projeto de extensão: Leitura na Biblioteca Pública de Marabá.
Simone Cristina Mendonça
14h:20m –14h:40m
4- Charles Perrault e os Contos da Mamãe Gansa: Os contos de fadas para crianças.
Jéssica Teixeira do Couto
14h:45m–15h:05m
5- Culturas e identidades amazônicas em sala de aula por meio da literatura infantojuvenil: um mergulho nas obras de Tiago de Mello.
Apoliana Maria Quitéria da Costa
15h10m–15h:30m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
 Eixos 06 e 05: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA; ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS COMUNIDADES INDÍGENAS
Sala: 22
Coordenador(a): Prof. M. Sc. Marcos dos Reis Batista
1- O ensino de libras e l2 para a formação de alunos surdos.
Andreza dos Santos Flexa
13h:30m –13h:50m
2- Ensino de L. P como segunda língua para surdos. 
13:h55m –10
Leila Cristina Silva da Silva Chaves / Melissa Maynara dos Passos Rego /Floriete Assunção Ribeiro- 14h:15m
3- Estratégias de ensino da leitura e escrita da língua portuguesa na educação de surdos na ilha de Marajó/Soure.
Nathália Cristina Nogueira Gonçalves
14h:20m –14h:40m
4- Avaliação da compreensão escrita de alunos surdos do ensino fundamental maior.
Marcia Monteiro Carvalho
14h:45m–15h:05m
5- DESESTRANGEIRIZAÇÃO: de uma estranha a uma nova língua.
Marcos dos Reis Batista
15h10m–15h:30m
6- Educação escolar indígena: um estudo sobre a experiência profissional de professores de língua portuguesa na escola indígena.
Tahita Araújo Pereira.
15h35m –15h:55m
7- Situação sociolingüística de uma comunidade de tradição oral: comunidade indígena kyikatêjê Amtàtí.
Carmélia Gonçalves de Farias.
16h:00m –16h:20m
8- O verbo na língua Apinayé.
Marinalva Dias de Lima / Francisco Edviges Albuquerque
16h:25m –16h:45m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
 Eixo 13: VARIAÇÃO, MUDANÇA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA (I)
Sala: 23
Coordenador(a): Prof. M. Sc. Fábio Rogério Rodrigues Gomes
1-Variação linguística, mudança, ensino e as práticas educacionais que se processam na região amazônica.
Fábio Rogério Rodrigues Gomes
13h:30m –13h:50m
2- O apagamento do /R/ na fala urbana de Xapuri: um estudo sociolinguístico.
Darlan Machado Dorneles
13:h55m –14h:15m
3- O léxico da cana-de-açúcar na sala de aula: um olhar pedagógico sobre a cultura do Maranhão.
Luís Henrique Serra
14h:20m –14h:40m
4- Consciência linguística: atividades de reflexão sobre variação fonética e variação morfológica.
Helena da Silva Borges e Diwllyane Souza Ribeiro
14h:45m–15h:05m
5- Uma perspectiva Sociolinguística para o Ensino de Língua Materna.
André Felipe Pereira de Souza.
15h10m–15h:30m
6- Variação terminológica: variantes formais.
Davi Pereira de Souza / Francisca Imaculada Santos Oliveira.
15h35m –15h:55m
7- Reflexão sobre o efeito de sentido causado pelas palavras estrangeiras.
Patrícia Guimarães Pereira e Genilson Da Silva Oliveira.
16h:00m –16h:20m
8- Tirinhas de Maurício de Sousa como estratégia de ensino das variedades linguísticas da língua portuguesa.
Ana Cláudia Veras Costa / Luciana Gomes dos Santos.
16h:25m –16h:45m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
 COFFEE-BREAK- das 17h00 às 18h00
 MESA-REDONDA

 Das 18h00 às 21h30m
Tema: "O ensino de Língua Portuguesa em comunidades indígenas"
Profª. Drª. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA – Campus Belém).
Tema: "Literatura e educação indígena"
Escritor e Profº Dr. Daniel Monteiro Costa Munduruku.
Mediador: Prof. M. Sc. Josiclei de Souza Santos
03/10- Das 09h00 às 11h30m
03/10- MESA-REDONDA
Tema: "A pesquisa acadêmica e o ensino da Língua Portuguesa e de Literatura"
Prof.ª Dr.ª Germana Maria Araújo Sales (UFPA – Campus Belém)
Prof.ª Dr.ª Iaci Abdon (UFPA - Campus Belém)
Mediadoras: Prof.ª Dr.ª Simone Cristina Mendonça
Prof.ª M. Sc. Isabel Cristina França (UFPA - Campus Marabá)
COMUNICAÇÕES
Eixo 01: ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA (II)
Sala: 10
Coordenador(a): Nora Monteiro Pinto de Almeida
1- Da sala silêncio para a sala diálogo: os caminhos do discurso no ensino de Língua Materna.
Maurício Ramos Lindemeyer.
13h:30m –13h:50m
2- Reflexões para um ensino bakhtiniano de gêneros.
Arthur Ribeiro Costa e Silva.
13:h55m –14h:15m
3- Salas de bate-papo e educação de professores em regime semipresencial: reflexões sobre gêneros digitais na perspectiva semiótica e implicações para o ensino de docentes na região Norte.
Luiza Helena Oliveira da Silva / Naiane Vieira dos Reis
14h:20m –14h:40m
4- Narrativas autobiográficas de docentes em formação no PARFOR em uma perspectiva semiótica.
Marinalva Dias de Lima / Luiza Helena Oliveira da Silva.
14h:45m–15h:05m
5- Singularidade e escrita acadêmica: a construção da identidade do profissional de letras.
Nora Monteiro Pinto de Almeida.
15h10m–15h:30m
6- O celular em sala de aula: análise discursiva das relações de poder entre professor e aluno.
Gilberto Alves Araújo.
15h35m –15h:55m
7- Figuras da escola; memórias de professores.
Leane Araujo de Oliveira.
16h:00m –16h:20m
8- O Tema da Divisão do Pará na Mídia: um estudo dos Discursos do jornal Diário do Pará (agosto a dezembro de 2011).
Israel Fonseca Araújo.
16h:25m –16h:45m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
 Eixo 09: GÊNEROS TEXTUAIS (ORAL E ESCRITO) E ENSINO DE LÍNGUA – (I)
Sala: 11
Coordenador(a): Profa. Dra. Marilucia Barros De Oliveira
1- Tecnologia, aprendizagem e o contexto de cursos intensivos da UFPA: mensagens de texto (SMS) como estratégia de ensino para o aprimoramento da produção oral.
Breno de Campos Belém.
13h:30m –13h:50m
2- O desafio da inovação metodológica no ensino de gêneros textuais.
Elisa Augusta Lopes Costa.
13:h55m –14h:15m
3- A Pesquisa escolar por meio de Webquests: uma experimentação pedagógica na escola Paes de Carvalho.
Marilucia Barros de Oliveira e Laura Viviani Dos Santos.
14h:20m –14h:40m
4- O gênero resumo e sua didatização via LDP: uma análise a partir da abordagem enunciativo-discursiva.
Rosivaldo Gomes.
14h:45m–15h:05m
5- Chat e Fórum educacionais: uma análise semiótica da interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
Eduardo Amorim.
15h10m–15h:30m
6- Produção textual no ensino médio: uma análise crítico-reflexiva do gênero crônica.
15h35m –15h:55m
Érica Patrícia Barbosa Costa / Ana Paula Oliveira Da Silva.
7- O trabalho com gênero discursivo bilhete em sala de aula como forma de diagnosticar os problemas referentes ao processo de escrita.
Bruna Rafaelle de Oliveira Neves / Joelton Oliveira Barros / Rafael de Lima Sales.
16h:00m –16h:20m
8-. Gêneros discursivos em webquests produzidas por graduandos de letras.
Herodoto Ezequiel Fonseca Da Silva / Marilucia Barros Oliveira.
16h:25m –16h:45m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.)
 Eixo 09: GÊNEROS TEXTUAIS (ORAL E ESCRITO) E ENSINO DE LÍNGUA- (II)
Sala: 15
Coordenador(a): Profa. M. Sc. Ana Virgínia Lima da Silva
1- The genre manga as an encouraging element.
Dayana Crystina Barbosa de Almeida
13h:30m –13h:50m
2- Correção e avaliação de textos escritos.
Jakeline Jorge Silva / Dalvani Ferreira da Silva Gomes
13:h55m –14h:15m
3- Trabalhando escrita e reescrita com o gênero textual através de sequências didáticas na sala de aula.
Raiana da Silva Moura / Rosycler da Mota e Silva
14h:20m –14h:40m
4- O gênero lista como perspectiva multimodal de letramento de crianças do 1º ano do ensino fundamental.
Ana Cláudia Cunha D’Assunção
14h:45m–15h:05m
5- Educação, Cultura e Ensino de Língua Portuguesa: mediações e traduções possíveis com o Tecnobrega.
Fernando Jorge dos Santos Farias.
15h10m–15h:30m
6- Dimensões social e verbal do gênero fábula: uma abordagem para o 6º ano do ensino fundamental.
Brennda Valléria do Rosario Freire / Márcia Cristina Greco Ohuschi (co-autora).
15h35m –15h:55m
7- Trabalhando a escrita e a reescrita a partir do gênero crônica.
Aline Priscila Maciel de Moraes / Érica Faustina da Silva.
16h:00m –16h:20m
8- A exposição oral na universidade e os processos de retextualização.
Ana Virgínia Lima da Silva.
16h:25m –16h:45m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixos 09 e 03: GÊNEROS TEXTUAIS (ORAL E ESCRITO) E ENSINO DE LÍNGUA-III; ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO.
Sala: 16
Coordenador(a): Profa. Rejane Santos Nonato
1- O papel da biblioteca oral da criança no processo de alfabetização.
Felipe Hilan Guimarães Santos.
13h:30m –13h:50m
2- Reescrita como prática avaliativa na formação inicial de professores na licenciatura em Letras.
Aliny Sousa Mendes.
13:h55m –14h:15m
3- Charge: elementos verbais e não- verbais na construção do conhecimento em sala de aula.
Dione Márcia Alves de Moraes / Márcia Cristina Greco Ohuschi
14h:20m –14h:40m
4- Gêneros textuais e ensino: um estudo das propostas de produção de texto dos livros didáticos.
Rejane Santos Nonato.
14h:45m–15h:05m
5- O ensino/aprendizagem da língua inglesa em um assentamento do MST no município de Marabá.
Joyce Cordeiro Rebelo.
15h10m–15h:30m
6- Nos relatos dos professores, práticas e representações do trabalho com a escrita 
Ana Caroline da Silva Souza.
15h35m –15h:55m
7- Sentidos das práticas de escrita escolar para o aluno do campo.
Odeilda Alves de Almeida.
16h:00m –16h:20m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
 Eixo 08: OS ESTUDOS CULTURAIS E O ENSINO DE LITERATURA
Sala: 17
Coordenador(a): Prof. Gilmar Ramos da Silva
1- O realismo como análise da sociedade burguesa em “O primo Basílio”.
Taciani do Socorro da Silva Lima.
13h:30m –13h:50m
2- Tradução: A recepção literária e crítica no Suplemento Arte Literatura.
Eldinar Nascimento Lopes
13:h55m –14h:15m
3- O carimbó como recurso pedagógico no ensino de literatura.
Dione Maria Lima Monteiro
14h:20m –14h:40m
4- Letramento literário e prática escolar: um diálogo tenso.
Gilmar Ramos da Silva
14h:45m–15h:05m
5- O reboot dos clássicos literários na sala de aula.
Lucilene Fernandes Miqueli.
15h10m–15h:30m
6- A tradução do poema "Death by water", de T. S. Eliot, por Mário Faustino na
Folha do Norte.
Dayana Crystina Barbosa de Almeida
15h35m –15h:55m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
 Eixos 04 e 13: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; VARIAÇÃO, MUDANÇA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA.
Sala: 22
Coordenador(a): Profa. Dra. Ana Emilia Fajardo Turbin
1- O discurso literário nos currículos de língua estrangeira para ensino médio: uma análise multidimensional discursiva.
Rita Ladeia.
13h:30m –13h:50m
2- O ensino da língua inglesa na escola pública: uma abordagem sobre as práticas pedagógicas.
Elisangela Roza Hanysz.
13:h55m –14h:15m
3- A hipótese do filtro afetivo e o constructo da motivação: uma perspectiva crítica.
Gilberto Alves Araújo.
14h:20m –14h:40m
4- O uso de gêneros digitais no ensino de línguas estrangeiras.
Luiz Carlos Reis Ferreira Júnior.
14h:45m–15h:05m
5- Ensino/aprendizagem de línguas: estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do 3º ano de licenciatura em Letras- Inglês.
Laissy Taynã da Silva Barbosa.
15h10m–15h:30m
6- A Formação Continuada no ensino da Língua Inglesa como meio de desenvolver capacitação metodológica do professor da escola básica.
Ana Emilia Fajardo Turbin.
15h35m –15h:55m
7- Construção curricular de um curso de graduação em língua estrangeira no âmbito amazônico.
Marcos dos Reis Batista
16h:00m –16h:20m
Após as apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m).
COFFEE-BREAK- das 17h00 às 18h00
 PALESTRA DE ENCERRAMENTO
Das 18h30 às 20h30
Tema: "A formação do aluno leitor na educação básica: temas, gêneros e (inter)textos: a formação do leitor na escola.”
Prof. Dr. Clécio Bunzen (UNIFESP- Campus de Guarulhos).
Mediadoras: Prof.ª Dr.ª Soélis do Prado Mendes
Prof.ª M. Sc. Patrícia Aparecida Beraldo Romano
 Das 20h30 às 21h30
ATIVIDADE CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário