I ENACIELL - I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
01 a 03 de outubro de 2012
http://www.enaciell.com.br
PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
01/10- 08h- CREDENCIAMENTO
PALESTRAS DE ABERTURA
Das 09h00 às 11h30m
Tema: "O que é ser professor de línguas e de literatura na contemporaneidade"
Prof. Dr.
João Luís Cardoso Tápias Ceccantini (UNESP/Assis)
Prof. Dr.
Mário Alberto Perini (UFMG)
Mediadoras:
Prof.ª Dr.ª Soélis do Prado Mendes
14h30
às 17h00
Tema: "Para fora da canastra: Monteiro
Lobato na formação de (bons) leitores".
Tema: "Retextualização"
Prof.ª
Dr.ª Leiva de Figueiredo Viana Leal (UFOP)
Prof.ª
Dr.ª Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA – Campus de Belém)
Tema: “Por que e como usar literatura na aula de Língua estrangeira?”
Tema: “Por que e como usar literatura na aula de Língua estrangeira?”
Prof.ª
Dr.ª Aline de Mello Sanfelici
Tema: “Learning with songs: atividades com músicas em sala de aula”
Tema: “Learning with songs: atividades com músicas em sala de aula”
MESA-REDONDA Tema: "O ensino da língua
portuguesa na educação básica e o livro didático"
Das 18h00 às 21h30m
Das 18h00 às 21h30m
Profª.
Drª. Leiva de Figueiredo Viana Leal (UFOP)
Tema:
"Perspectivas do Ensino de Literatura Infantojuvenil na Educação
Básica"
Profª.
Drª. Franceli Aparecida Mello (UFMT)
Tema: "A experiência da UFPA no ensino
de língua portuguesa e de Literatura no PARFOR"
Prof. Dr.
Doriedson Rodrigues (UFPA – Campus de Cametá).
Mediadoras:
Prof.ª M. Sc. Patrícia Aparecida Beraldo Romano
Prof.ª
Dr.ª Simone Cristina Mendonça
02/10- Das 09h00 às 11h30m
02/10- MESA-REDONDA Tema: "Motivação e a formação do Professor de Línguas Estrangeiras"
02/10- MESA-REDONDA Tema: "Motivação e a formação do Professor de Línguas Estrangeiras"
Profª.
Drª. Walkyria Magno e Silva (UFPA – Campus Belém).
Tema:
"Espelho! Espelho meu! Que tipo de professor de línguas
era/sou/serei
eu?: Experiências, Crenças e Identidades"
Prof. Dr.
Kléber da Silva (UnB – Universidade de Brasília).
Das 13h30
às 17h00
COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS APRESENTAÇÕES DO DIA 02/10
Eixo 2: ENSINO
DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sala: 10
Coordenador(a): Profa. Nelzir Martins Costa
1-
Práticas de ensino de leitura literária em turmas de 5ª série / 6º ano do
Ensino Fundamental.
Vanessa
Cristina da Cunha Caires.
13h:30m –
13h:50m
2- O
relato da leitura literária na escola: uma proposta de ensino literário.
Maria
Luceli de Matos Silva e Juscilene dos Reis Gomes.
13:h55m –
14h:15m
3-Ensino
de literatura no Ensino Médio
Eliude de
Souza Rocha.
14h:20m –14h:40m
4-
Professor: um alcoviteiro do encontro entre a Literatura e o aluno.
Wilson
Ferreira Barbosa.
14h:45m–15h:05m
5- A
linguagem nos contos fictícios na saga de Harry Potter de J. K. Rowling.
Igor
Barbosa Marques / Natália de Sousa Santos.
15h10m–15h:30m
6- Uma
nova forma de incentivo à leitura literária nas escolas.
Luana
Olívia Sá França / Lauane Cravo Rodrigues.
15h35m –15h:55m
7-
Literaturas afro-brasileira e africanas: o desafio nos livros didáticos de
Língua Portuguesa para a 3ª série do Ensino Médio.
Nelzir
Martins Costa.
16h:00m –16h:20m
8-
Letramento literário e a formação do leitor crítico para a diversidade.
Vanessa
Rita de Jesus Cruz.
16h:25m –16h:45m
Eixo 7: ENSINO
DE LITERATURA E OUTRAS ARTES.
Sala: 11
Coordenador(a): Prof. Dr. André Teixeira Cordeiro
1-A Presença
do autor Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo no Diário de Notícias.
Camila
Néo Correa
13h:30m –13h:50m
2-A arte
literária no conto “o crime do tapuio”, de José Veríssimo.
Darlan
Machado Dorneles
13:h55m –14h:15m
3-
Memórias de um Sargento de Milícias: análise das adaptações em quadrinhos e a
aplicabilidade em sala de aula.
Barbara
Cristina Almada da Silva
14h:20m –14h:40m
4-
Conversando com Lucrecia e Negrinha: dois casos de violência contra a
criança
na literatura brasileira.
André
Teixeira Cordeiro e Nalu da Silva Rocha.
14h:45m–15h:05m
5- Eles
eram muitos cavalos: Um novo incentivo à leitura para alunos do 3º ano
do Ensino
Médio.
Anna
Mônica da Silva Aleixo / Auliam da Silva.
15h10m–15h:30m
6-
Adaptações cinematográficas de textos literários: herói ou vilão no ensino de
literatura?
Jordane
Falcão Pereira/Maria Joana Raiol Teixeira
15h35m –15h:55m
7- A
história da cidade nas narrativas de antigos moradores: contribuições ao ensino
nas escolas públicas de Altamira/PA.
Andreia
Luciana Knispel / Cássia Silva Araújo / Fernando Jorge dos Santos
Farias.
16h:00m –16h:20m
8- O
lugar da fruição em aulas de literatura em um Centro de Ensino Médio de Araguaína
- Tocantins.
Maria da
Conceição de Jesus Ranke.
16h:25m –16h:45m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.)
Eixos 10 e 01: GRAMÁTICA E ENSINO DE LÍNGUA ; ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA.
Eixos 10 e 01: GRAMÁTICA E ENSINO DE LÍNGUA ; ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA.
Sala: 16
Coordenador(a): Prof. M. Sc. Rubenilson Pereira De
Araujo
1-
Diagnóstico das concepções de linguagem em turmas de 6º e 9º ano do ensino
fundamental.
Andressa
de Jesus Araújo Ramos
13h:30m –13h:50m
2- O
caráter não pessoal de Benveniste e a impessoalidade nos livros didáticos.
Apolo
Macoto Hino
13h:55m –14h:15m
3- O
ensino de neologismos em sala de aula: indissociabilidade entre língua e literatura.
Glenda
Cruz Batista.
14h:20m –14h:40m
4- O
ensino de gramática na primeira série do Ensino Médio.
Eliene
Rodrigues Sousa Silva
14h:45m–15h:05m
5-
Perspectivas de leitura e Análise do livro didático.
Kátia
Nayara Da Silva Sales / Mariléia Gonzaga Da Silva
15h10m–15h:30m
6- Uma
proposta para aula de língua materna através da oralidade.
Camila
Chermont Cunha
15h35m –15h:55m
7-
Gênero, diversidade sexual e currículo: um estudo de caso de práticas discursivas
e de (não) subjetivação no ambiente escolar.
Rubenilson
Pereira De Araujo
16h:00m –16h:20m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixo 11: A LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA (I).
Eixo 11: A LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA (I).
Sala: 17
Coordenador(a): Profa. Dra. Dieysa Kanyela Fossile
1- A
abordagem da leitura no livro didático.
Dione
Márcia Alves de Moraes
13h:30m –13h:50m
2- A
Contribuição das Formações Inicial e Continuada para a Formação do Professor
Leitor.
Tânia do
Socorro Ferreira da Silva.
13:h55m –14h:15m
3-
Leitura Literária (de Poemas) no Livro Didático.
Roberto
Belo de Lima.
14h:20m –14h:40m
4- Da
leitura ao letramento digital: a formação do sujeito/leitor do Parfor (UFT/Araguaina-TO)
em perspectiva.
Denyse
Mota da Silva Ataide
14h:45m–15h:05m
5- Textos
metafóricos: Leitura e interpretação.
Dieysa
Kanyela Fossile
15h10m–15h:30m
6- Escola
de tempo integral e letramento literário: um estudo sobre a formação de leitores.
Gislene
Pires de Camargos Ferreira.
15h35m –15h:55m
7- Os
tipos de perguntas na análise de exercícios de um livro didático de língua portuguesa.
Claudia
Gonçalves da Silva / Elinalva Damasceno Travassos
16h:00 –16h:20m
8-
Alfabetizando em casa: uma nova proposta para alfabetizar letrando fora da sala de
aula
Laís De
Nazaré Dos Santos Santos.
16h:25m –16h:45m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixos 11 e 12: A LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA (II); LITERATURA INFANTOJUVENIL E M SALA DE AULA.
Eixos 11 e 12: A LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA (II); LITERATURA INFANTOJUVENIL E M SALA DE AULA.
Sala: 15
Coordenador(a): Profa. Dra. Simone Cristina Mendonça
1-
Letramento literário: um recurso pedagógico para incentivo de novos leitores no Ensino
Fundamental.
Caroline
do Socorro Silvestre Oliveira
13h:30m –13h:50m
2-
Leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma tentativa de
transformá-la em ação
prática.
Claudiane
Resendes Santos
13h:55m –14h:15m
3-
Projeto de extensão: Leitura na Biblioteca Pública de Marabá.
Simone
Cristina Mendonça
14h:20m –14h:40m
4-
Charles Perrault e os Contos da Mamãe Gansa: Os contos de fadas para crianças.
Jéssica
Teixeira do Couto
14h:45m–15h:05m
5-
Culturas e identidades amazônicas em sala de aula por meio da literatura infantojuvenil:
um mergulho nas obras de Tiago de Mello.
Apoliana
Maria Quitéria da Costa
15h10m–15h:30m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixos 06 e 05: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA; ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS COMUNIDADES INDÍGENAS
Eixos 06 e 05: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA; ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS COMUNIDADES INDÍGENAS
Sala: 22
Coordenador(a): Prof. M. Sc. Marcos dos Reis Batista
1- O
ensino de libras e l2 para a formação de alunos surdos.
Andreza
dos Santos Flexa
13h:30m –13h:50m
2- Ensino
de L. P como segunda língua para surdos.
13:h55m –10
13:h55m –10
Leila
Cristina Silva da Silva Chaves / Melissa Maynara dos Passos Rego /Floriete
Assunção Ribeiro- 14h:15m
3-
Estratégias de ensino da leitura e escrita da língua portuguesa na educação de surdos
na ilha de Marajó/Soure.
Nathália
Cristina Nogueira Gonçalves
14h:20m –14h:40m
4-
Avaliação da compreensão escrita de alunos surdos do ensino fundamental maior.
Marcia
Monteiro Carvalho
14h:45m–15h:05m
5-
DESESTRANGEIRIZAÇÃO: de uma estranha a uma nova língua.
Marcos
dos Reis Batista
15h10m–15h:30m
6-
Educação escolar indígena: um estudo sobre a experiência profissional de professores
de língua portuguesa na escola indígena.
Tahita
Araújo Pereira.
15h35m –15h:55m
7-
Situação sociolingüística de uma comunidade de tradição oral: comunidade indígena
kyikatêjê Amtàtí.
Carmélia
Gonçalves de Farias.
16h:00m –16h:20m
8- O
verbo na língua Apinayé.
Marinalva
Dias de Lima / Francisco Edviges Albuquerque
16h:25m –16h:45m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixo 13: VARIAÇÃO, MUDANÇA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA (I)
Eixo 13: VARIAÇÃO, MUDANÇA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA (I)
Sala: 23
Coordenador(a): Prof. M. Sc. Fábio Rogério Rodrigues
Gomes
1-Variação
linguística, mudança, ensino e as práticas educacionais que se processam
na região amazônica.
Fábio
Rogério Rodrigues Gomes
13h:30m –13h:50m
2- O
apagamento do /R/ na fala urbana de Xapuri: um estudo sociolinguístico.
Darlan
Machado Dorneles
13:h55m –14h:15m
3- O
léxico da cana-de-açúcar na sala de aula: um olhar pedagógico sobre a cultura
do Maranhão.
Luís
Henrique Serra
14h:20m –14h:40m
4-
Consciência linguística: atividades de reflexão sobre variação fonética e variação
morfológica.
Helena da
Silva Borges e Diwllyane Souza Ribeiro
14h:45m–15h:05m
5- Uma
perspectiva Sociolinguística para o Ensino de Língua Materna.
André
Felipe Pereira de Souza.
15h10m–15h:30m
6-
Variação terminológica: variantes formais.
Davi
Pereira de Souza / Francisca Imaculada Santos Oliveira.
15h35m –15h:55m
7-
Reflexão sobre o efeito de sentido causado pelas palavras estrangeiras.
Patrícia
Guimarães Pereira e Genilson Da Silva Oliveira.
16h:00m –16h:20m
8-
Tirinhas de Maurício de Sousa como estratégia de ensino das variedades linguísticas
da língua portuguesa.
Ana
Cláudia Veras Costa / Luciana Gomes dos Santos.
16h:25m –16h:45m
Das 18h00
às 21h30m
Tema:
"O ensino de Língua Portuguesa em comunidades indígenas"
Profª.
Drª. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA – Campus Belém).
Tema: "Literatura
e educação indígena"
Escritor
e Profº Dr. Daniel Monteiro Costa Munduruku.
Mediador:
Prof. M. Sc. Josiclei de Souza Santos
03/10- Das 09h00 às 11h30m
03/10- MESA-REDONDA
03/10- MESA-REDONDA
Tema:
"A pesquisa acadêmica e o ensino da Língua Portuguesa e de Literatura"
Prof.ª
Dr.ª Germana Maria Araújo Sales (UFPA – Campus Belém)
Prof.ª
Dr.ª Iaci Abdon (UFPA - Campus Belém)
Mediadoras:
Prof.ª Dr.ª Simone Cristina Mendonça
Prof.ª M.
Sc. Isabel Cristina França (UFPA - Campus Marabá)
COMUNICAÇÕES
Eixo 01: ANÁLISE
DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA (II)
Sala: 10
Coordenador(a): Nora Monteiro Pinto de Almeida
1- Da
sala silêncio para a sala diálogo: os caminhos do discurso no ensino de Língua
Materna.
Maurício
Ramos Lindemeyer.
13h:30m –13h:50m
2-
Reflexões para um ensino bakhtiniano de gêneros.
Arthur
Ribeiro Costa e Silva.
13:h55m –14h:15m
3- Salas
de bate-papo e educação de professores em regime semipresencial: reflexões
sobre gêneros digitais na perspectiva semiótica e implicações para o ensino de
docentes na região Norte.
Luiza
Helena Oliveira da Silva / Naiane Vieira dos Reis
14h:20m –14h:40m
4-
Narrativas autobiográficas de docentes em formação no PARFOR em uma perspectiva
semiótica.
Marinalva
Dias de Lima / Luiza Helena Oliveira da Silva.
14h:45m–15h:05m
5-
Singularidade e escrita acadêmica: a construção da identidade do profissional de
letras.
Nora
Monteiro Pinto de Almeida.
15h10m–15h:30m
6- O
celular em sala de aula: análise discursiva das relações de poder entre professor
e aluno.
Gilberto
Alves Araújo.
15h35m –15h:55m
7-
Figuras da escola; memórias de professores.
Leane
Araujo de Oliveira.
16h:00m –16h:20m
8- O Tema
da Divisão do Pará na Mídia: um estudo dos Discursos do jornal Diário do
Pará (agosto a dezembro de 2011).
Israel
Fonseca Araújo.
16h:25m –16h:45m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixo 09: GÊNEROS TEXTUAIS (ORAL E ESCRITO) E ENSINO DE LÍNGUA – (I)
Eixo 09: GÊNEROS TEXTUAIS (ORAL E ESCRITO) E ENSINO DE LÍNGUA – (I)
Sala: 11
Coordenador(a): Profa. Dra. Marilucia Barros De
Oliveira
1-
Tecnologia, aprendizagem e o contexto de cursos intensivos da UFPA: mensagens
de texto (SMS) como estratégia de ensino para o aprimoramento da produção oral.
Breno de
Campos Belém.
13h:30m –13h:50m
2- O
desafio da inovação metodológica no ensino de gêneros textuais.
Elisa
Augusta Lopes Costa.
13:h55m –14h:15m
3- A
Pesquisa escolar por meio de Webquests: uma experimentação pedagógica na
escola Paes de Carvalho.
Marilucia
Barros de Oliveira e Laura
Viviani Dos Santos.
14h:20m –14h:40m
4- O
gênero resumo e sua didatização via LDP: uma análise a partir da abordagem
enunciativo-discursiva.
Rosivaldo
Gomes.
14h:45m–15h:05m
5- Chat e
Fórum educacionais: uma análise semiótica da interação no Ambiente Virtual
de Aprendizagem Moodle.
Eduardo
Amorim.
15h10m–15h:30m
6-
Produção textual no ensino médio: uma análise crítico-reflexiva do gênero crônica.
15h35m –15h:55m
Érica
Patrícia Barbosa Costa / Ana Paula Oliveira Da Silva.
7- O
trabalho com gênero discursivo bilhete em sala de aula como forma de diagnosticar
os problemas referentes ao processo de escrita.
Bruna
Rafaelle de Oliveira Neves / Joelton Oliveira Barros / Rafael de Lima Sales.
16h:00m –16h:20m
8-.
Gêneros discursivos em webquests produzidas por graduandos de letras.
Herodoto
Ezequiel Fonseca Da Silva / Marilucia Barros Oliveira.
16h:25m –16h:45m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.)
Eixo 09: GÊNEROS TEXTUAIS (ORAL E ESCRITO) E ENSINO DE LÍNGUA- (II)
Eixo 09: GÊNEROS TEXTUAIS (ORAL E ESCRITO) E ENSINO DE LÍNGUA- (II)
Sala: 15
Coordenador(a): Profa. M. Sc. Ana Virgínia Lima da
Silva
1- The
genre manga as an encouraging element.
Dayana
Crystina Barbosa de Almeida
13h:30m –13h:50m
2-
Correção e avaliação de textos escritos.
Jakeline
Jorge Silva / Dalvani Ferreira da Silva Gomes
13:h55m –14h:15m
3-
Trabalhando escrita e reescrita com o gênero textual através de sequências didáticas
na sala de aula.
Raiana da
Silva Moura / Rosycler da Mota e Silva
14h:20m –14h:40m
4- O
gênero lista como perspectiva multimodal de letramento de crianças do 1º ano do
ensino fundamental.
Ana
Cláudia Cunha D’Assunção
14h:45m–15h:05m
5-
Educação, Cultura e Ensino de Língua Portuguesa: mediações e traduções possíveis
com o Tecnobrega.
Fernando
Jorge dos Santos Farias.
15h10m–15h:30m
6-
Dimensões social e verbal do gênero fábula: uma abordagem para o 6º ano do ensino
fundamental.
Brennda
Valléria do Rosario Freire / Márcia Cristina Greco Ohuschi (co-autora).
15h35m –15h:55m
7-
Trabalhando a escrita e a reescrita a partir do gênero crônica.
Aline
Priscila Maciel de Moraes / Érica Faustina da Silva.
16h:00m –16h:20m
8- A
exposição oral na universidade e os processos de retextualização.
Ana
Virgínia Lima da Silva.
16h:25m –16h:45m
Eixos 09 e 03: GÊNEROS
TEXTUAIS (ORAL E ESCRITO) E ENSINO DE LÍNGUA-III; ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
NA EDUCAÇÃO DO CAMPO.
Sala: 16
Coordenador(a): Profa. Rejane Santos Nonato
1- O
papel da biblioteca oral da criança no processo de alfabetização.
Felipe
Hilan Guimarães Santos.
13h:30m –13h:50m
2-
Reescrita como prática avaliativa na formação inicial de professores na licenciatura
em Letras.
Aliny
Sousa Mendes.
13:h55m –14h:15m
3-
Charge: elementos verbais e não- verbais na construção do conhecimento em sala
de aula.
Dione
Márcia Alves de Moraes / Márcia Cristina Greco Ohuschi
14h:20m –14h:40m
4-
Gêneros textuais e ensino: um estudo das propostas de produção de texto dos
livros didáticos.
Rejane
Santos Nonato.
14h:45m–15h:05m
5- O
ensino/aprendizagem da língua inglesa em um assentamento do MST no município
de Marabá.
Joyce
Cordeiro Rebelo.
15h10m–15h:30m
6- Nos
relatos dos professores, práticas e representações do trabalho com a escrita
Ana
Caroline da Silva Souza.
15h35m –15h:55m
7-
Sentidos das práticas de escrita escolar para o aluno do campo.
Odeilda
Alves de Almeida.
16h:00m –16h:20m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixo 08: OS ESTUDOS CULTURAIS E O ENSINO DE LITERATURA
Eixo 08: OS ESTUDOS CULTURAIS E O ENSINO DE LITERATURA
Sala: 17
Coordenador(a): Prof. Gilmar Ramos da Silva
1- O
realismo como análise da sociedade burguesa em “O primo Basílio”.
Taciani
do Socorro da Silva Lima.
13h:30m –13h:50m
2-
Tradução: A recepção literária e crítica no Suplemento Arte Literatura.
Eldinar
Nascimento Lopes
13:h55m –14h:15m
3- O
carimbó como recurso pedagógico no ensino de literatura.
Dione
Maria Lima Monteiro
14h:20m –14h:40m
4-
Letramento literário e prática escolar: um diálogo tenso.
Gilmar
Ramos da Silva
14h:45m–15h:05m
5- O
reboot dos clássicos literários na sala de aula.
Lucilene
Fernandes Miqueli.
15h10m–15h:30m
6- A
tradução do poema "Death by water", de T. S. Eliot, por Mário
Faustino na
Folha do
Norte.
Dayana
Crystina Barbosa de Almeida
15h35m –15h:55m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m.).
Eixos 04 e 13: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; VARIAÇÃO, MUDANÇA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA.
Eixos 04 e 13: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; VARIAÇÃO, MUDANÇA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA.
Sala: 22
Coordenador(a): Profa. Dra. Ana Emilia Fajardo
Turbin
1- O
discurso literário nos currículos de língua estrangeira para ensino médio: uma
análise multidimensional discursiva.
Rita
Ladeia.
13h:30m –13h:50m
2- O
ensino da língua inglesa na escola pública: uma abordagem sobre as práticas
pedagógicas.
Elisangela
Roza Hanysz.
13:h55m –14h:15m
3- A
hipótese do filtro afetivo e o constructo da motivação: uma perspectiva crítica.
Gilberto
Alves Araújo.
14h:20m –14h:40m
4- O uso
de gêneros digitais no ensino de línguas estrangeiras.
Luiz
Carlos Reis Ferreira Júnior.
14h:45m–15h:05m
5-
Ensino/aprendizagem de línguas: estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do
3º ano de licenciatura em Letras- Inglês.
Laissy
Taynã da Silva Barbosa.
15h10m–15h:30m
6- A
Formação Continuada no ensino da Língua Inglesa como meio de desenvolver
capacitação metodológica do professor da escola básica.
Ana
Emilia Fajardo Turbin.
15h35m –15h:55m
7-
Construção curricular de um curso de graduação em língua estrangeira no âmbito
amazônico.
Marcos
dos Reis Batista
16h:00m –16h:20m
Após as
apresentações foram fornecidos 30 minutos para os debates (16h:45m – 17h:15m).
Das 18h30
às 20h30
Tema: "A formação do aluno leitor na
educação básica: temas, gêneros e (inter)textos: a formação do leitor na
escola.”
Prof. Dr.
Clécio Bunzen (UNIFESP- Campus de Guarulhos).
Mediadoras:
Prof.ª Dr.ª Soélis do Prado Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário