Grupos de Pesquisa

 

1.Grupo de Estudos em Educação Escolar Indígena (GEE-INDI)- Criado pela Profª. Áustria Brito  e Profa. Eliane Pereira Machado Soares em 2008, tem por objetivo discutir a educação escolar indígena nas regiões Sul e Sudeste do Pará, levando em conta aspectos linguísticos, didático-pedagógicos envolvendo o ensino de língua em contextos bilíngues nas aldeias indígenas dessas regiões. Tem proposta interdisciplinar e integra e articula o GT de Educação Escolar Indígena do Fórum de Educação do Campo. Para tanto, dialoga com diferentes grupos e associações tais como: CIMI, FUNAI, IFPA, Ministério Público, Associação dos Povos Indígenas do Tocantins. Conta com uma dissertação em andamento por membro associado.
2. Observatório de Linguagem do Sul e Sudeste do Pará- Criado pela Profª. Eliane ereira Machado Soares em 2000 tem por objetivo a constituição, documentação e análise linguística de corpora orais e escritos nas regiões sul e sudeste do Pará, tendo em vista fenômenos de variação linguística, sob diferentes abordagens teóricas. Tem diversos trabalhos de TCC concluídos e em andamento, uma dissertação e tese concluídas, além de duas dissertações em andamento (UFG; Universidade Federal de Viçosa), duas teses em andamento (UNB) dentro de suas linhas de pesquisas desenvolvidas por membros associados. Conta ainda com duas pesquisas em andamento.
3. Grupo de Pesquisas e Estudos Literários, Linguísticos e Culturais Pan-Amazônicos- GPELLC-PAM- Criado pelo Prof. Gilson Penalva, e Profa. Eliane Machado e Profa. Ailce Margarida Negreiros Alves, em 2005, tem por objetivo discutir a relação entre literatura e cultura na perspectiva dos Estudos Pós-Coloniais e o do Hibridismo Cultural no contexto da Pan-Amazônia. Com proposta interdisciplinar integrando membros de diferentes áreas, tais como,  educação, antroplogia, linguística, literatura, sociologia, história. Tem uma dissertação de mestrado (UFMG) concluída e uma tese em andamento (UFPB) e vários TCC concluídos e em andamento desenvolvidos dentro da proposta do grupo. Conta com uma pesquisa em andamento.