quinta-feira, 24 de maio de 2012

Campus de Marabá será sede do I Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura
 
 O primeiro Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura (ENACIELL) acontecerá no Campus da Universidade Federal do Pará de Marabá e servirá de espaço de comunicação, no qual estudantes e professores poderão apresentar trabalhos e participar de palestras, oficinas e minicursos. Os interessados devem acessar o site do evento: www.enaciell.com.br, baixar a ficha de inscrição como ouvinte ou como comunicador, preenchê-la, enviá-la para o e-mail: secretaria@enaciell.com.br e, a seguir, pagar a inscrição.
O prazo de inscrição para apresentação de trabalhos encerra-se no dia 31 de julho. Já aqueles que pretendem participar, mas não apresentarão trabalho podem inscrever-se até 3 de setembro. As taxas variam de 15 a 70 reais. O evento contará com quatro minicursos, cujas inscrições serão feitas durante o credenciamento.
Primeira edição – A professora Soélis Mendes, presidente da comissão organizadora do ENACIELL, conta como surgiu a ideia do evento. “No início de 2011, quando desenvolvíamos o Projeto PROINT 2010-2011 ‘Diálogos entre língua e literatura: integrando saberes nas práticas da educação básica’, começamos a planejar o evento. Um de nossos objetivos com esse projeto era o de concluí-lo com um evento de nível nacional. Alguns problemas na época, entretanto, dificultaram a realização de um encontro nacional e realizamos, no lugar, o V SEALL (Seminário de Ensino Aprendizagem de Língua e Literatura), mas o desejo se manteve e resolvemos encarar novamente esse desafio em 2012”.
Língua e Literatura - Este projeto teve como foco a preocupação de levar para a sala de aula do ensino básico e, em especial, do ensino médio, a proposta de diálogos entre a Universidade e a escola básica quanto às práticas da leitura em língua e literatura.
“Tal projeto é de importância fundamental tanto para a Universidade quanto para a educação básica. Uma região com baixíssimo grau de impacto de letramento escolar  em que as diferenças se transformam em desigualdades, haja vista os últimos resultados apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB, no que se refere ao ensino público do Estado do Pará, exige um currículo que permita a adoção de uma perspectiva voltada para o reconhecimento e o respeito às diferenças, entre elas, as linguísticas e as culturais”, reforça Soélis Mendes.
Texto: Yuri Coelho – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Bruno Magno

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