quinta-feira, 24 de maio de 2012

Campus de Marabá será sede do I Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura
 
 O primeiro Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura (ENACIELL) acontecerá no Campus da Universidade Federal do Pará de Marabá e servirá de espaço de comunicação, no qual estudantes e professores poderão apresentar trabalhos e participar de palestras, oficinas e minicursos. Os interessados devem acessar o site do evento: www.enaciell.com.br, baixar a ficha de inscrição como ouvinte ou como comunicador, preenchê-la, enviá-la para o e-mail: secretaria@enaciell.com.br e, a seguir, pagar a inscrição.
O prazo de inscrição para apresentação de trabalhos encerra-se no dia 31 de julho. Já aqueles que pretendem participar, mas não apresentarão trabalho podem inscrever-se até 3 de setembro. As taxas variam de 15 a 70 reais. O evento contará com quatro minicursos, cujas inscrições serão feitas durante o credenciamento.
Primeira edição – A professora Soélis Mendes, presidente da comissão organizadora do ENACIELL, conta como surgiu a ideia do evento. “No início de 2011, quando desenvolvíamos o Projeto PROINT 2010-2011 ‘Diálogos entre língua e literatura: integrando saberes nas práticas da educação básica’, começamos a planejar o evento. Um de nossos objetivos com esse projeto era o de concluí-lo com um evento de nível nacional. Alguns problemas na época, entretanto, dificultaram a realização de um encontro nacional e realizamos, no lugar, o V SEALL (Seminário de Ensino Aprendizagem de Língua e Literatura), mas o desejo se manteve e resolvemos encarar novamente esse desafio em 2012”.
Língua e Literatura - Este projeto teve como foco a preocupação de levar para a sala de aula do ensino básico e, em especial, do ensino médio, a proposta de diálogos entre a Universidade e a escola básica quanto às práticas da leitura em língua e literatura.
“Tal projeto é de importância fundamental tanto para a Universidade quanto para a educação básica. Uma região com baixíssimo grau de impacto de letramento escolar  em que as diferenças se transformam em desigualdades, haja vista os últimos resultados apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB, no que se refere ao ensino público do Estado do Pará, exige um currículo que permita a adoção de uma perspectiva voltada para o reconhecimento e o respeito às diferenças, entre elas, as linguísticas e as culturais”, reforça Soélis Mendes.
Texto: Yuri Coelho – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Bruno Magno

sexta-feira, 18 de maio de 2012

SEMINÁRIO LEITURA E TRADUÇÃO CULTURAL
15 de junho 2012
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ
Convidado
Prof. Dr. Wilson Alves-Bezerra
Universidade Federal de São Carlos UFSCAR
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA- BRAGANÇA
 
 

quinta-feira, 10 de maio de 2012


4º  COLÓQUIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA 4º COLSEMI

O Colóquio de Semiótica Internacional (COLSEMI) é um evento acadêmico-científico, bienal, que tem por objetivo maior promover a discussão e o intercâmbio de experiências entre grupos de pesquisadores, professores e estudantes da área da linguagem, tendo a Semiótica como ciência integradora. Não privilegia qualquer teoria, abrigando, portanto, teorias, estudos e pesquisas nas mais variadas semióticas, em viés multi ou transdisciplinar.
4º Colóquio de Semiótica Internacional (COLSEMI), com tema "Linguagens, Códigos e Tecnologias", acontecerá de 07 a 09 de novembro de 2012, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.
A programação do 4º COLSEMI incluirá atividades como Conferências, Mesas Redondas, Sessões de Comunicações Coordenadas, Comunicações Individuais, Comunicações em Pôster e atividades artístico-culturais.
Como se trata de evento multidisciplinar, o público do evento é a comunidade acadêmica de Letras, Linguística, Artes, Design, Comunicação e áreas afins,  profissionais das redes pública e particular de ensino, estudantes de pós-graduação e graduação e outros profissionais interessados.
Nesta edição, a Comissão Organizadora do 4º COLSEMI busca manter os espaços efetivos de debates e reflexões que geraram a divulgação, o reconhecimento e o respeito pelo Grupo de Pesquisa Semiótica, Leitura e produção de Textos — o SELEPROT — entidade promotora do evento e que hoje já conta com a participação de pesquisadores de instituições estrangeiras.
Serão aceitos trabalhos em nove áreas, a saber:
1.     Semiótica (básica e aplicada)
2.     Linguística (básica e aplicada)
3.     Língua Portuguesa

4.     Línguas Estrangeiras Modernas
5.     Literaturas
6.     Filologia
7.     Comunicação
8.     Design
9.     Artes

DATAS IMPORTANTES                                    Até
Submissão de resumos                                  30/07/2012
Carta de aceite                                                    30/08/2012
Envio do texto completo (após aceite)  30/09/2012

Fonte: http://colsemi.blogspot.com.br/p/noticias-do-coloquio-2012.html

domingo, 6 de maio de 2012

Harvard e MIT anunciam cursos on-line gratuitos
Da Redação - Veja
Por meio da parceria, chamada de EdX, serão oferecidos cursos e vídeos para estudantes de todo o mundo. Investimento será de 30 milhões de dólares

A Universidade Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), ambos nos Estados Unidos, anunciaram nesta quarta-feira a criação de uma plataforma on-line de educação que vai oferecer cursos gratuitos para estudantes de todo o mundo. Após concluir o curso, batizado EdX, o estudante poderá pagar uma taxa, cujo valor ainda não foi divulgado, para receber um certificado. A data de lançamento não foi divulgada, mas as instituições prometem colocar os cursos no ar no segundo semestre deste ano (outono no hemisfério norte).

Além de cursos personalizados, o software deve apresentar testes, vídeos de aulas e ferramentas que permitam a colaboração e integração dos alunos. As instituições pretendem investir 30 milhões de dólares no projeto, que não tem fins lucrativos. Eventualmente, outras universidades poderiam oferecer cursos usando suas marcas na EdX.

Drew Faust, reitora de Harvard, afirmou, durante coletiva de lançamento, que a intenção não é apenas tornar o conhecimento mais acessível, mas também saber mais sobre como os alunos aprendem e, assim, poder ensiná-los de forma mais eficaz. "Dois dos meus compromissos mais importantes como reitora são aumentar o acesso à educação e fortalecer ensino e aprendizagem", disse a reitora, segundo comunicado oficial de Harvard. "O EdX nos permitirá avançar em ambos, de forma como nunca imaginamos."

O software deve mostrar, por exemplo, quanto tempo os alunos gastam fazendo um exercício ou assistindo a um curto vídeo. Dessa forma, os professores saberiam quais as lições que requerem mais dedicação e um tempo de aprendizagem maior. Com milhares de alunos matriculados, um curso no EdX deve fornecer dados preciosos e estatisticamente significativos sobre educação.

"A educação on-line não é inimiga da educação presencial. Pelo contrário, é uma profunda e libertadora aliada", afirmou Alan Garber, provost de Harvard (cargo ligado à reitoria). "Nosso objetivo é educar 1 bilhão de pessoas", completou Anant Argawal, diretor do laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT.

Publicado em 2 de maio de 2012.
Informamos que o ENaciELL - Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura - a ser realizado no período de 01 a 03 de outubro/12- FAEL/UFPA, já se encontra com as inscrições em aberto.

Para maiores informações, acessem o site: www.enaciell.com.br

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lançamento do Livro Úmido do prof Josiclei Souza, premiado no Concurso Literário estadual Dalcídio Jurandir, da Fundação Tancredo Neves. 
Sexta 4 de Maio de 2012 (sexta).
Local: Casa do Livro UFPA Campus I
A partir das 18h
Valor: R$ 15,00.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Livros grátis

É só clicar no título para  ler ou imprimir.

1. A Divina Comédia -Dante Alighieri 2. A Comédia dos Erros -William Shakespeare 3. Poemas de Fernando Pessoa -Fernando Pessoa 4. Dom Casmurro -Machado de Assis 5. Cancioneiro -Fernando Pessoa 6. Romeu e Julieta -William Shakespeare 7. A Cartomante -Machado de Assis 8. Mensagem -Fernando Pessoa 9. A Carteira -Machado de Assis 10. A Megera Domada -William Shakespeare 11. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca -William Shakespeare 12. Sonho de Uma Noite de Verão -William Shakespeare 13.. O Eu profundo e os outros Eus. -Fernando Pessoa 14. Dom Casmurro -Machado de Assis 15.. Do Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 16. Poesias Inéditas -Fernando Pessoa 17. Tudo Bem Quando Termina Bem -William Shakespeare 18. A Carta -Pero Vaz de Caminha 19. A Igreja do Diabo -Machado de Assis 20. Macbeth -William Shakespeare 21. Este mundo da injustiça globalizada -José Saramago 22. A Tempestade -William Shakespeare 23. O pastor amoroso -Fernando Pessoa 24. A Cidade e as Serras -José Maria Eça de Queirós 25. Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 26. A Carta de Pero Vaz de Caminha -Pero Vaz de Caminha 27. O Guardador de Rebanhos -Fernando Pessoa 28. O Mercador de Veneza -William Shakespeare 29. A Esfinge sem Segredo -Oscar Wilde 30. Trabalhos de Amor Perdidos -William Shakespeare 31. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 32. A Mão e a Luva -Machado de Assis 33. Arte Poética -Aristóteles 34. Conto de Inverno -William Shakespeare 35. Otelo, O Mouro de Veneza -William Shakespeare 36. Antônio e Cleópatra -William Shakespeare 37. Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões 38. A Metamorfose -Franz Kafka 39. A Cartomante -Machado de Assis 40. Rei Lear -William Shakespeare 41. A Causa Secreta -Machado de Assis 42. Poemas Traduzidos -Fernando Pessoa 43. Muito Barulho Por Nada -William Shakespeare 44. Júlio César -William Shakespeare 45. Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 46.. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 47. Cancioneiro -Fernando Pessoa 48. Catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público -Fundação Biblioteca Nacional 49. A Ela -Machado de Assis 50. O Banqueiro Anarquista -Fernando Pessoa 51. Dom Casmurro -Machado de Assis 52. A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 53. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 54. Adão e Eva -Machado de Assis 55. A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo 56. A Chinela Turca -Machado de Assis 57. As Alegres Senhoras de Windsor -William Shakespeare 58. Poemas Selecionados -Florbela Espanca 59. As Vítimas-Algozes -Joaquim Manuel de Macedo 60. Iracema -José de Alencar 61. A Mão e a Luva -Machado de Assis 62. Ricardo III -William Shakespeare 63. O Alienista -Machado de Assis 64. Poemas Inconjuntos -Fernando Pessoa 65. A Volta ao Mundo em 80 Dias -Júlio Verne 66. A Carteira -Machado de Assis 67. Primeiro Fausto -Fernando Pessoa 68. Senhora -José de Alencar 69. A Escrava Isaura -Bernardo Guimarães 70. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 71. A Mensageira das Violetas -Florbela Espanca 72. Sonetos -Luís Vaz de Camões 73. Eu e Outras Poesias -Augusto dos Anjos 74. Fausto -Johann Wolfgang von Goethe 75. Iracema -José de Alencar 76. Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 77. Os Maias -José Maria Eça de Queirós 78. O Guarani -José de Alencar 79. A Mulher de Preto -Machado de Assis 80. A Desobediência Civil -Henry David Thoreau 81. A Alma Encantadora das Ruas -João do Rio 82. A Pianista -Machado de Assis 83. Poemas em Inglês -Fernando Pessoa 84. A Igreja do Diabo -Machado de Assis 85. A Herança -Machado de Assis 86. A chave -Machado de Assis 87.. Eu -Augusto dos Anjos 88. As Primaveras -Casimiro de Abreu 89. A Desejada das Gentes -Machado de Assis 90. Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 91. Quincas Borba -Machado de Assis 92. A Segunda Vida -Machado de Assis 93. Os Sertões -Euclides da Cunha 94. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 95. O Alienista -Machado de Assis 96. Don Quixote. Vol. 1 -Miguel de Cervantes Saavedra 97. Medida Por Medida -William Shakespeare 98. Os Dois Cavalheiros de Verona -William Shakespeare 99. A Alma do Lázaro -José de Alencar 100. A Vida Eterna -Machado de Assis 101. A Causa Secreta -Machado de Assis 102. 14 de Julho na Roça -Raul Pompéia 103. Divina Comedia -Dante Alighieri 104. O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 105. Coriolano -William Shakespeare 106. Astúcias de Marido -Machado de Assis 107. Senhora -José de Alencar 108. Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 109. Noite na Taverna -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 110. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 111. A 'Não-me-toques' ! -Artur Azevedo 112. Os Maias -José Maria Eça de Queirós 113. Obras Seletas -Rui Barbosa 114. A Mão e a Luva -Machado de Assis 115. Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco 116. Aurora sem Dia -Machado de Assis 117. Édipo-Rei -Sófocles 118. O Abolicionismo -Joaquim Nabuco 119. Pai Contra Mãe -Machado de Assis 120. O Cortiço -Aluísio de Azevedo 121. Tito Andrônico -William Shakespeare 122. Adão e Eva -Machado de Assis 123. Os Sertões -Euclides da Cunha 124. Esaú e Jacó -Machado de Assis 125. Don Quixote -Miguel de Cervantes 126. Camões -Joaquim Nabuco 127. Antes que Cases -Machado de Assis 128. A melhor das noivas -Machado de Assis 129. Livro de Mágoas -Florbela Espanca 130. O Cortiço -Aluísio de Azevedo 131. A Relíquia -José Maria Eça de Queirós 132. Helena -Machado de Assis 133. Contos -José Maria Eça de Queirós 134. A Sereníssima República -Machado de Assis 135. Iliada -Homero 136. Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco 137. A Brasileira de Prazins -Camilo Castelo Branco 138.. Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões 139. Sonetos e Outros Poemas -Manuel Maria de Barbosa du Bocage 140. Ficções do interlúdio: para além do outro oceano de Coelho Pacheco. -Fernando Pessoa 141. Anedota Pecuniária -Machado de Assis 142. A Carne -Júlio Ribeiro 143. O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 144. Don Quijote -Miguel de Cervantes
145. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias -Júlio Verne 146. A Semana -Machado de Assis 147. A viúva Sobral -Machado de Assis 148. A Princesa de Babilônia -Voltaire 149. O Navio Negreiro -Antônio Frederico de Castro Alves 150. Catálogo de Publicações da Biblioteca Nacional -Fundação Biblioteca Nacional 151. Papéis Avulsos -Machado de Assis 152. Eterna Mágoa -Augusto dos Anjos 153. Cartas D'Amor -José Maria Eça de Queirós 154. O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 155. Anedota do Cabriolet -Machado de Assis 156. Canção do Exílio -Antônio Gonçalves Dias 157. A Desejada das Gentes -Machado de Assis 158. A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 159. Don Quixote. Vol. 2 -Miguel de Cervantes Saavedra 160. Almas Agradecidas -Machado de Assis
161. Cartas D'Amor - O Efêmero Feminino -José Maria Eça de Queirós 162. Contos Fluminenses -Machado de Assis 163. Odisséia -Homero 164. Quincas Borba -Machado de Assis 165. A Mulher de Preto -Machado de Assis 166. Balas de Estalo -Machado de Assis 167. A Senhora do Galvão -Machado de Assis 168. O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 169. A Inglezinha Barcelos -Machado de Assis 170. Capítulos de História Colonial (1500-1800) -João Capistrano de Abreu 171. CHARNECA EM FLOR -Florbela Espanca 172. Cinco Minutos -José de Alencar 173. Memórias de um Sargento de Milícias -Manuel Antônio de Almeida 174. Lucíola -José de Alencar 175.. A Parasita Azul -Machado de Assis 176. A Viuvinha -José de Alencar 177. Utopia -Thomas Morus 178. Missa do Galo -Machado de Assis 179. Espumas Flutuantes -Antônio Frederico de Castro Alves 180. História da Literatura Brasileira: Fatores da Literatura Brasileira -Sílvio Romero 181. Hamlet -William Shakespeare 182. A Ama-Seca -Artur Azevedo 183. O Espelho -Machado de Assis 184. Helena -Machado de Assis 185. As Academias de Sião