quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

I SEMINÁRIO DE ESTÁGIOS E PRÁTICAS

I Seminário de Estágios e Práticas
Data: 09 de dezembro de 2011
Horário: 8h às 22h
Local: Auditório do Campus I
Público: Graduandos de Letras e professores da Educação Básica.

  1. Credenciamento e início das atividades- 8h
  2. Acolhida
  3. Início dos grupos de trabalho- 15 minutos de apresentação para cada dupla/equipe.  Discussão no final de todos os GTs.
  4. Intervalo: Recitação do poema “Homem do Batel’ (Um quadro do futuro) do aluno Anderson Damasceno Brito.
  5. Grupos de trabalho- 15 minutos de apresentação para cada dupla/equipe.  Discussão no final de todos os GTs.
  6. Programação Cultural: lançamento de livros (Josiclei Sousa, Airton Souza e Isabel Rodrigues).
  7. 20h 30-
  8. Lançamentos de livros-
Marcílio Costa teve seus poemas publicados em várias antologias e revistas de poesia por todo o Brasil. Em 2009 foi contemplado com a Bolsa FUNARTE de Criação literária, o mais importante e concorrido prêmio para a criação no território nacional, pelo projeto da obra poética “Todas as Ruas”. Seu livro “Celina...” recebeu o prêmio da Academia Paraense de Letras (categoria: poesia). Recentemente ganhou o Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura – 2010(categoria: poesia) pelo livro “depois da sede” e Menção Honrosa na última edição do Prêmio Escriba de Poesia (Piracicaba - SP).

Como artista visual, Marcílio deixa sua marca como poeta nos trabalhos que realiza ou participa. É o caso do curta de animação “Muragens: crônicas de um muro” de 2008, em que Marcílio co-dirigiu e escreveu o roteiro final. Dirigido por Andrei Miralha, o filme foi o primeiro curta de animação paraense selecionado para a mostra competitiva do ANIMA MUNDI e já correu o mundo sendo, também, selecionado para festivais como o ANIMASIVO no México e o MONSTRA em Portugal. Sua última premiação foi recentemente o prêmio de melhor filme de animação no CINE FEST AMAZÔNIA.



O guará simboliza além da resistência magnífica, a vida e a sabedoria. O pássaro possui cor escarlate, uma mistura de laranja e vermelho. Essas cores advêm da coleta de crustáceos que pigmentam suas penas, dando beleza ao ambiente natural; portanto, o guará é o símbolo de fortaleza e resistência de luta para sobreviver em seu melhor habitat: a natureza.
Em muitos aspectos podemos relacionar com a vida de um professor pesquisador, sobretudo ao professor da área de linguagem.





GRUPOS DE TRABALHO- MANHÃ

GT1- O AMBIENTE ESCOLAR- Coordenação: Prof Jairo de Araújo Souza



Autores
Título
Amailton dos Santos Paixão
Mayara Barbosa Cruz Lima
Thiago C. Soares
Rina Suleima Leite dos Santos
Ádria Priscila A de Sousa
O Ambiente escolar: desafios e possibilidades



GT2- LEITURA NA ECOLA- Coordenação- Profª Drª Nilsa Brito Ribeiro  

Autores
Títulos
Anderson Damasceno Brito
Recontando Histórias-encontros
Adriana da Silva Oliveira
Francisco das Chagas Oliveira
A leitura na sala de aula
Paula Laís Pombo de Morais
A fábula como estímulo à literatura
Ana Carolina Barata de Oliveira
O texto em sala de aula
Dayany Rangel Ramos Fraga
Bruna Gava
Leitura e interpretação de texto na sala de aula
Josiene da Silva Queiroz
Geisiane Gomes Feitosa
Concepções de leitura dos alunos de uma escola pública
Marilya Natalya Pereira Brito
Ramylli Azevedo Silva
Os perigos do texto na sala de aula
Alan Carlos Oliveira de Carvalho
Elzonete Silva Cunha
Práticas de leitura na sala de aula
Cláudia Almeida Paixão
Janete da Silva Brito
Como o professor de língua portuguesa utiliza os PCNs no desenvolvimento de suas práticas de ensino.



GT3- ESCRITA E REESCRITA NA ESCOLA, GRAMÁTICA E ENSINO

Autores
Títulos
Lívia Almeida Carvalho
Thaylane Carvalho de Faria
O gênero fotonovela na sala de aula



GT 04- REPRESENTAÇÕES QUE PROFESSORES TÊM DA DISCIPLINA PORTUGUÊS E DE SUA PRÁTICA

Autores
Títulos
Patrícia Pereira de Souza
Edilene Moreira da Silva
O ensino de gramática



GT 05- A PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NA ESCOLA

Autores
Títulos
Natália Baiman da Silva
O livro didático em sala de aula: aplicações e contribuições
Reginaldo Santiago Barbosa
Limites impostos pelo livro didático em sala de aula



Discussão/intervalo- Recitação do poema “Homem do Batel’ (Um quadro do futuro) pelo aluno Anderson Damasceno Brito.




GRUPOS DE TRABALHO- TARDE

GT1- O AMBIENTE ESCOLAR- Coordenação- Prof Jairo de Araújo Souza

Autores
Títulos
Talitha Ingrid Pinheiro Gama
Bárbara Letícia Pereira Leite
Ava Natássia S. Costa
Gleiciane de Cássia Sousa Rodrigues
Fidelainy Souza Silva
Samara Souza da Silva
O Ambiente escolar: desafios e possibilidades





GT2- LEITURA NA ECOLA- Coordenação- Prof Msc Paulo da Silva Lima

Autores
Títulos
Cássio dos Santos Melo
Ruth Sousa Santos
Trabalhando a leitura e interpretação de textos
Gabriela Sousa Gomes
Maria de Jesus Ferreira Oliveira
Produzindo opinião: o jornal da sala de aula
Jéssica Veloso Santos Silva
Odeilda Alves de Almeida
Projeto de leitura: história meio ao contrário
Priscila Dayana Sousa Freitas
Stéfani Marina de Oliveira
Utilização de lendas para aquisição da leitura
Elenice Barros
Solange Carvalho de Araújo
Leitura de poemas despertando o prazer de ler
Odeilda Alves de Almeida
Jéssica Veloso Santos Silva
Trabalhando a leitura na sala de aula

Ana Cláudia Lacerda Martins
Cristiane Almeida
Gabriela Pereira
Processo de Formação Docente: uma prática reflexiva





GRUPOS DE TRABALHO- TARDE/NOITE- Coordenação: Prof Dr. Claudio Luiz Abreu Fonseca e Profª Drª Nilsa Brito Ribeiro  

GT3- ESCRITA E REESCRITA NA ESCOLA, GRAMÁTICA E ENSINO.

Autores
Títulos
Aline Carla Silva Brito
Érica Faustino da Silva
Escrita e reescrita do gênero crônica
Maria de Jesus Ferreira Oliveira Gabriela Sousa Gomes
A produção escrita do jornal na sala de aula
Raiana da Silva Moura
Rosycler da Mota e Silva
Gêneros textuais e sequências didáticas na sala de aula
Heidy Arianne Mendes Lima
Irisleide Neres de Oliveira
Escrita e reescrita do gênero histórias de vida
Aline Priscila Moraes
Érica Faustino da Silva
Sequência didática: trabalhando a refacção textual com o gênero crônica
Adrienne Assunção Mendes Domingues
Francioni Reis de Sousa
Literatura e produção textual através do conto “Um apólogo” de Machado de Assis
Judimar da Silva Santos
 Júlio Cézar de Jesus Costa
Análise do processo de interpretação e produção textual a partir do livro didático do projeto EJA
Adrienne Assunção Mendes Domingues
Francioni Reis de Sousa
Trabalhando a gramática na fábula “A Formiguinha e a neve”
Cassio dos Santos Melo
Ruth Sousa Santos
Trabalhando com lendas em sala de aula
Rosycler da Mota e Silva
Raiana da Silva Moura
Trabalhando gêneros textuais na sala de aula
Débora Francisco da Silva
 Trabalhando as lendas africanas
Clodualdo de Oliveira Alves Filho
Gleisia Carneiro de Souza
A Língua como objeto de ensino: qual é o lugar da gramática e da análise linguística?
Jéssica Veloso Santos Silva
Odeilda Alves de Almeida
O Artigo de opinião na sala de aula
Rosycler da Mota e Silva
Raiana da Silva Moura
Gênero Textual e Sequência Didática na sala de aula
Geyce de Paula Araújo da Cruz
Heidy Aryanne M. Lima
O ensino da gramática através dos textos narrativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário