Campus de Marabá será sede do I Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura
O
primeiro Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura (ENACIELL)
acontecerá no Campus da Universidade Federal do Pará de Marabá e servirá
de espaço de comunicação, no qual estudantes e professores poderão
apresentar trabalhos e participar de palestras, oficinas e minicursos.
Os interessados devem acessar o site do evento: www.enaciell.com.br, baixar a ficha de inscrição como ouvinte ou como comunicador, preenchê-la, enviá-la para o e-mail:
secretaria@enaciell.com.br e, a seguir, pagar a inscrição.
O prazo
de inscrição para apresentação de trabalhos encerra-se no dia 31 de
julho. Já aqueles que pretendem participar, mas não apresentarão
trabalho podem inscrever-se até 3 de setembro. As taxas variam de 15 a
70 reais. O evento contará com quatro minicursos, cujas inscrições serão
feitas durante o credenciamento.
Primeira edição – A professora Soélis Mendes, presidente da comissão organizadora do ENACIELL, conta como surgiu a ideia do evento. “No
início de 2011, quando desenvolvíamos o Projeto PROINT 2010-2011
‘Diálogos entre língua e literatura: integrando saberes nas práticas da
educação básica’, começamos a planejar o evento. Um de nossos objetivos
com esse projeto era o de concluí-lo com um evento de nível nacional.
Alguns problemas na época, entretanto, dificultaram a realização de um
encontro nacional e realizamos, no lugar, o V SEALL (Seminário de Ensino
Aprendizagem de Língua e Literatura), mas o desejo se manteve e
resolvemos encarar novamente esse desafio em 2012”.
Língua e Literatura -
Este projeto teve como foco a preocupação de levar para a sala de aula
do ensino básico e, em especial, do ensino médio, a proposta de diálogos
entre a Universidade e a escola básica quanto às práticas da leitura em
língua e literatura.
“Tal
projeto é de importância fundamental tanto para a Universidade quanto
para a educação básica. Uma região com baixíssimo grau de impacto de
letramento escolar em que as diferenças se transformam em
desigualdades, haja vista os últimos resultados apontados pelo Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB, no que se refere ao ensino
público do Estado do Pará, exige um currículo que permita a adoção de
uma perspectiva voltada para o reconhecimento e o respeito às
diferenças, entre elas, as linguísticas e as culturais”, reforça Soélis
Mendes.
Texto: Yuri Coelho – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Bruno Magno
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