Seminários de Estágios e Práticas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


I SEMINÁRIO DE ESTÁGIOS E PRÁTICAS

I Seminário de Estágios e Práticas
Data: 09 de dezembro de 2011
Horário: 8h às 22h
Local: Auditório do Campus I
Público: Graduandos de Letras e professores da Educação Básica.

  1. Credenciamento e início das atividades- 8h
  2. Acolhida
  3. Início dos grupos de trabalho- 15 minutos de apresentação para cada dupla/equipe.  Discussão no final de todos os GTs.
  4. Intervalo: Recitação do poema “Homem do Batel’ (Um quadro do futuro) do aluno Anderson Damasceno Brito.
  5. Grupos de trabalho- 15 minutos de apresentação para cada dupla/equipe.  Discussão no final de todos os GTs.
  6. Programação Cultural: lançamento de livros (Josiclei Sousa, Airton Souza e Isabel Rodrigues).
  7. 20h 30-
  8. Lançamentos de livros-
Marcílio Costa teve seus poemas publicados em várias antologias e revistas de poesia por todo o Brasil. Em 2009 foi contemplado com a Bolsa FUNARTE de Criação literária, o mais importante e concorrido prêmio para a criação no território nacional, pelo projeto da obra poética “Todas as Ruas”. Seu livro “Celina...” recebeu o prêmio da Academia Paraense de Letras (categoria: poesia). Recentemente ganhou o Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura – 2010(categoria: poesia) pelo livro “depois da sede” e Menção Honrosa na última edição do Prêmio Escriba de Poesia (Piracicaba - SP).

Como artista visual, Marcílio deixa sua marca como poeta nos trabalhos que realiza ou participa. É o caso do curta de animação “Muragens: crônicas de um muro” de 2008, em que Marcílio co-dirigiu e escreveu o roteiro final. Dirigido por Andrei Miralha, o filme foi o primeiro curta de animação paraense selecionado para a mostra competitiva do ANIMA MUNDI e já correu o mundo sendo, também, selecionado para festivais como o ANIMASIVO no México e o MONSTRA em Portugal. Sua última premiação foi recentemente o prêmio de melhor filme de animação no CINE FEST AMAZÔNIA.



O guará simboliza além da resistência magnífica, a vida e a sabedoria. O pássaro possui cor escarlate, uma mistura de laranja e vermelho. Essas cores advêm da coleta de crustáceos que pigmentam suas penas, dando beleza ao ambiente natural; portanto, o guará é o símbolo de fortaleza e resistência de luta para sobreviver em seu melhor habitat: a natureza.
Em muitos aspectos podemos relacionar com a vida de um professor pesquisador, sobretudo ao professor da área de linguagem.





GRUPOS DE TRABALHO- MANHÃ

GT1- O AMBIENTE ESCOLAR- Coordenação: Prof Jairo de Araújo Souza



Autores
Título
Amailton dos Santos Paixão
Mayara Barbosa Cruz Lima
Thiago C. Soares
Rina Suleima Leite dos Santos
Ádria Priscila A de Sousa
O Ambiente escolar: desafios e possibilidades



GT2- LEITURA NA ECOLA- Coordenação- Profª Drª Nilsa Brito Ribeiro  

Autores
Títulos
Anderson Damasceno Brito
Recontando Histórias-encontros
Adriana da Silva Oliveira
Francisco das Chagas Oliveira
A leitura na sala de aula
Paula Laís Pombo de Morais
A fábula como estímulo à literatura
Ana Carolina Barata de Oliveira
O texto em sala de aula
Dayany Rangel Ramos Fraga
Bruna Gava
Leitura e interpretação de texto na sala de aula
Josiene da Silva Queiroz
Geisiane Gomes Feitosa
Concepções de leitura dos alunos de uma escola pública
Marilya Natalya Pereira Brito
Ramylli Azevedo Silva
Os perigos do texto na sala de aula
Alan Carlos Oliveira de Carvalho
Elzonete Silva Cunha
Práticas de leitura na sala de aula
Cláudia Almeida Paixão
Janete da Silva Brito
Como o professor de língua portuguesa utiliza os PCNs no desenvolvimento de suas práticas de ensino.



GT3- ESCRITA E REESCRITA NA ESCOLA, GRAMÁTICA E ENSINO

Autores
Títulos
Lívia Almeida Carvalho
Thaylane Carvalho de Faria
O gênero fotonovela na sala de aula



GT 04- REPRESENTAÇÕES QUE PROFESSORES TÊM DA DISCIPLINA PORTUGUÊS E DE SUA PRÁTICA

Autores
Títulos
Patrícia Pereira de Souza
Edilene Moreira da Silva
O ensino de gramática



GT 05- A PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NA ESCOLA

Autores
Títulos
Natália Baiman da Silva
O livro didático em sala de aula: aplicações e contribuições
Reginaldo Santiago Barbosa
Limites impostos pelo livro didático em sala de aula



Discussão/intervalo- Recitação do poema “Homem do Batel’ (Um quadro do futuro) pelo aluno Anderson Damasceno Brito.




GRUPOS DE TRABALHO- TARDE

GT1- O AMBIENTE ESCOLAR- Coordenação- Prof Jairo de Araújo Souza

Autores
Títulos
Talitha Ingrid Pinheiro Gama
Bárbara Letícia Pereira Leite
Ava Natássia S. Costa
Gleiciane de Cássia Sousa Rodrigues
Fidelainy Souza Silva
Samara Souza da Silva
O Ambiente escolar: desafios e possibilidades





GT2- LEITURA NA ECOLA- Coordenação- Prof Msc Paulo da Silva Lima

Autores
Títulos
Cássio dos Santos Melo
Ruth Sousa Santos
Trabalhando a leitura e interpretação de textos
Gabriela Sousa Gomes
Maria de Jesus Ferreira Oliveira
Produzindo opinião: o jornal da sala de aula
Jéssica Veloso Santos Silva
Odeilda Alves de Almeida
Projeto de leitura: história meio ao contrário
Priscila Dayana Sousa Freitas
Stéfani Marina de Oliveira
Utilização de lendas para aquisição da leitura
Elenice Barros
Solange Carvalho de Araújo
Leitura de poemas despertando o prazer de ler
Odeilda Alves de Almeida
Jéssica Veloso Santos Silva
Trabalhando a leitura na sala de aula

Ana Cláudia Lacerda Martins
Cristiane Almeida
Gabriela Pereira
Processo de Formação Docente: uma prática reflexiva





GRUPOS DE TRABALHO- TARDE/NOITE- Coordenação: Prof Dr. Claudio Luiz Abreu Fonseca e Profª Drª Nilsa Brito Ribeiro  

GT3- ESCRITA E REESCRITA NA ESCOLA, GRAMÁTICA E ENSINO.

Autores
Títulos
Aline Carla Silva Brito
Érica Faustino da Silva
Escrita e reescrita do gênero crônica
Maria de Jesus Ferreira Oliveira Gabriela Sousa Gomes
A produção escrita do jornal na sala de aula
Raiana da Silva Moura
Rosycler da Mota e Silva
Gêneros textuais e sequências didáticas na sala de aula
Heidy Arianne Mendes Lima
Irisleide Neres de Oliveira
Escrita e reescrita do gênero histórias de vida
Aline Priscila Moraes
Érica Faustino da Silva
Sequência didática: trabalhando a refacção textual com o gênero crônica
Adrienne Assunção Mendes Domingues
Francioni Reis de Sousa
Literatura e produção textual através do conto “Um apólogo” de Machado de Assis
Judimar da Silva Santos
 Júlio Cézar de Jesus Costa
Análise do processo de interpretação e produção textual a partir do livro didático do projeto EJA
Adrienne Assunção Mendes Domingues
Francioni Reis de Sousa
Trabalhando a gramática na fábula “A Formiguinha e a neve”
Cassio dos Santos Melo
Ruth Sousa Santos
Trabalhando com lendas em sala de aula
Rosycler da Mota e Silva
Raiana da Silva Moura
Trabalhando gêneros textuais na sala de aula
Débora Francisco da Silva
 Trabalhando as lendas africanas
Clodualdo de Oliveira Alves Filho
Gleisia Carneiro de Souza
A Língua como objeto de ensino: qual é o lugar da gramática e da análise linguística?
Jéssica Veloso Santos Silva
Odeilda Alves de Almeida
O Artigo de opinião na sala de aula
Rosycler da Mota e Silva
Raiana da Silva Moura
Gênero Textual e Sequência Didática na sala de aula
Geyce de Paula Araújo da Cruz
Heidy Aryanne M. Lima
O ensino da gramática através dos textos narrativos

 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012



GRUPOS DE TRABALHO – MANHÃ

CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
TURMA 2009
GT 01 – SALA 11
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
8h20
Irenovan e Natacha
A Gramática em Sala de Aula






Prof. Isabel Rodrigues













Prof. Patrícia Romano
02
8h40
Dayani e Jorge
Reinventando os Contos de Fadas
03
9h
Karen, Edilene e Cláudia
O Trabalho com o Gênero Fábula no 6º Ano
9h20
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
10h
INTERVALO
Café
04
10h15
Roberto e Daniella
O Gênero Poema
05
10h35
Alan e Elzonete
Relato de Experiência de uma Prática de Estágio de Ensino de Língua Materna em uma Escola Pública de Marabá
10h55
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
GRUPOS DE TRABALHO – MANHÃ
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
TURMA 2009
GT 02 – SALA 15
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
8h20
Adriana e Chagas
O Estudo dos Generos na Sala de Aula







Prof. Eliane Machado













Prof. Robson Caetano
02
8h40
Thiago Montecarmo e
Paula Laís
Gêneros Textuais
03
9h
Natália e Elenyce
A importância dos gêneros textuais para a ampliação do conhecimento no Ensino Fundamental
9h20
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
10h
INTERVALO
Café
04
10h15
Layse e Maria
Gênero Textual e Figuras de Linguagem no Quotidiano do Aluno
05
10h35
Tássia e Bruna
O Anúncio Publicitário em Turmas do 8º Ano
10h55
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
GRUPOS DE TRABALHO – MANHÃ
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
TURMA 2009
GT 03 – SALA 17
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
8h 20
Josiene e Geisiane
Práticas de Ensino de Português: O Livro Didático e o Ensino Interativo




Prof. Robson Caetano
02
8h 40
Marylia e Ramilly
A Gramática e o Texto em Turmas do 6º Ano
03
9h
Judimar e Júlio César
Lendas Amazônicas: Personagens e sua Importância no Imaginário Popular
9h20
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
10h
INTERVALO
Café
04
10h 15
Lívia e Thaylane
A Geração Fast-Food
05
10h 35
Judimar da Silva Santos
Júlio Cezar Costa
Gêneros Textuais Argumentativos: O Trabalho com a Dissertação Escolar
10h55
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
OFICINAS
CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS
14h – 17h30
OFICINA 01: Letramentos Multi-Midiáticos e o Ensino de Gêneros na Escola: Desafios e perspectvas
Profª Msc. Isabel Rodrigues
SALA 17

OFICINA 02: Trabalhando a Intertextualidade em Contos de Machado de Assis
Prof. Msc. Robson Caetano dos Santos
SALA 15




OFICINA
CURSO: LETRAS-INGLÊS

15h – 17h30
OFICINA 03:  Exploring the (Inter)Cultural Dimension in Large Multilevel Classes
Prof. Cíntia Moura
SALA: 11

 Intervalo: 16h












GRUPOS DE TRABALHO – NOITE

CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
TURMA 2008
GT 01 – SALA 15
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
18h00
Adrienne Assunção
Solange Carvalho De Araujo
Recontando Histórias: Um Encontro Entre a Oralidade e a Escrita Através do Conto Neginha De Monteiro Lobato


Prof. Nilsa Brito






Prof. Gilson Penalva



 
Prof. Paulo Silva
02
18h20
Pollyanna Cristina Veiga
Rita De Cássia
Análise e Interpretação de Poemas
03
18h40
Heidy Aryanne Mendes
Aline Lima Pinheiro
Leitura e Produção Textual com o Gênero Artigo de Opinião
19h00
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
19h40
INTERVALO
04
19h55
Gabriela Sousa Gomes
Maria De Jesus Oliveira
O Jornal Na Escola
05
20h15
Cassio Dos Santos Melo
Ruth Sousa Santos
Trabalhando Argumentação Em Sala De Aula
20h35
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
CONSIDERAÇÕES FINAIS


GRUPOS DE TRABALHO – NOITE
 CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
TURMA 2008
GT 02 – SALA 05
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
18h
Aline Priscila Ma. de Moraes e Érica Faustina da Silva
Trabalhando o Gênero Notícia na Sala de Aula
Prof. Isabel Rodrigues






 Prof. Robson Caetano


Prof. Soélis Mendes
02
18h20
Raiana da Silva Moura e Rosycler da Mota e Silva
 O Telejornal como Intermediador da Leitura, Escrita e Oralidade
03
18h40
Elenice Oliveira e
Stefani Marina
Vidas Secas: Direcionando Saberes Linguísticos e Literários numa Perspectiva Sócio-Discursiva e Interacional
19h00
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
19h40
INTERVALO
04
19h55
Jéssica Veloso Santos Silva  E Odeilda Alves De Almeida
A Regência Verbal em Textos Jornalísticos
05
20h 15
Reginaldo Santiago Barbosa
Imagem e texto
20h 35
DISCUSSÃO
15min para cada Debatedor e 10min para o público (a negociar)
CONSIDERAÇÕES FINAIS

GRUPOS DE TRABALHO – NOITE
CURSO: LETRAS INGLÊS
TURMA 2009
GT 03 – SALA 11
TEMA: ENSINO FUNDAMENTAL
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
18h-18h15
Ádria de Souza & Rina
Ensino de inglês para turmas
de 6º e 7º anos

Prof. Jairo Souza




Prof. Aline Sanfelici


Prof. Fernando Borges
02
18h15-18h30
Ava Costa & Tiago Maia
Ensino de inglês para turmas
de 8º e 9º anos
03
18h30-18h45
Ana Maria Silva & Joyce Rebelo
18h45-19h15
DISCUSSÃO: 10min para cada debatedor
04
19h15-19h30
Bárbara Leite & Maclem Santos
Ensino de inglês para turmas
de 8º e 9º anos
05
19h30-19h45
Gleiciane Rodrigues & Fidelainy Silva
19h45-20h15
DISCUSSÃO: 10min para cada debatedor
CONSIDERAÇÕES FINAIS



GRUPOS DE TRABALHO – NOITE
 CURSO: LETRAS INGLÊS
TURMA 2009
GT 04 – SALA 17
TEMA: ENSINO FUNDAMENTAL
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
18h-18h15
Ana Leide Gomes, Giovania Bertti
& Thalita Gama
Ensino de inglês para turmas
de 6º e 7º anos

 
Prof. Cíntia Moura
Prof. Luciana Kinoshita
02
18h15-18h30
Amailton Paixão &Thiago Soares
Ensino de inglês no
contexto da EJA
03
18h30-18h45
Cláudia da Silva &Samara Silva
18h45-19h15
DISCUSSÃO: 10min para cada debatedor
04
19h15-19h30
Gisélia Almeida
& João Marcelo de Oliveira
Ensino de inglês no
contexto da EJA
05
19h30-19h45
João Rodrigues de Souza
& Mayara Lima
19h45-20h15
DISCUSSÃO: 10min para cada debatedor
CONSIDERAÇÕES FINAIS 


Dias: 08 e 09 de agosto de 2013 -
Local: Campus I da UFPA (campus Marabá)

Credenciamento
 Manhã
Sala 19- andar superior

LETRAS-PORTUGUÊS 
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
8h20
Livia Almeida Carvalho
Natacha Gondin Simão
O teatro na sala de aula




Profª Ma Maria Helena Chaves




Profª Drª Nilsa Brito



02
8h40
Maria Lucia Morais Silva
MEIRILANDE FERREIRA CALDEIRA DESOUZA
CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
03
9h
Elzone Silva Cunha
O gênero História em Quadrinho: uma tentativa de aplicação em sala de aula
9h20
DISCUSSÃO
20 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
9h50
INTERVALO
Café
04
10h10
MARIA ONEDE ALVES SILVA
SÔNIA RODRIGUES DA SILVA
APROXIMANDO-NOS DO LOCAL DE TRABALHO
05
10H30
Tássia e Bruna
Estratégias de leitura e escrita na sala de aula: o gênero teatral
06
10h50
DIONE GOMES DA SILVA ROMILDO GONÇALVES SILVA
EXPERIÊNCIAS D EVIDA
11h10
DISCUSSÃO
20min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sala 22- andar superior

LETRAS-PORTUGUÊS 
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
8h20
Dayane Rangel
Leitura  e Produção de Texto

Prof Msc Robson Caetano



Profª Drª Tânia Oliveira



Prof Msc Paulo Lima
02
8h40
JUZETE VIEIRA DA CRUZ
SANTA RAMOS VIEIRA
UM OLHAR SOBRE A ESCOLA
03
9h


9h20
DISCUSSÃO
20 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
9h50
INTERVALO
Café
04
10h10
Natália Baiman da Silva
Roberto Neres Cordeiro
O Trabalho com o gênero notícia  a partir do texto do aluno
05
10H30
RAIMUNDO GONÇALVES DA SILVA
FRANCISCA EUDNA DE SOUSA NASCIMENTO
CRACTERIZAÇÃO DA ESCOLA  E EXPERIÊNCIA DOCENTE
06
10h50
Maria da Paz de Sousa
Layze Evangelista
Conto de fada na sala de aula
11h10
DISCUSSÃO
20min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sala 10
LETRAS-INGLÊS
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
8h20
Apoliana Maria Quiteria da Costa
Jose Renato Teixeira da Silva
Halloween amazônico: uma perspectiva híbrida


Profª Ma Luciana Kinoshita





Profª Sabrina Lima dos Santos



Prof Fernando Borges




02
8h35
Edimeire Rodrigues de Matos
Breakfast day: tomando café em inglês
03
9H50
Maria Edileuza da Silva
Cristina Ferreira de Oliveira
Aprendizado de vocabulário e pronúncia em inglês na educação infantil
10h05
DISCUSSÃO
15 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
10h30
INTERVALO
Café
04
10h40
Airton Lima da Cruz
O uso de comandos em inglês na aula de LE
05
10H45
Marcia Ferreira da Silva
O teatro como suporte pedagógico nas aulas de inglês da 5ª série “D” em Rondon do Pará: um relato de experiência
06
11h
LaissyTayná da S. Barbosa/ Thaís Oliveira Abreu
Teaching Greetings
07
11H15
Thayná Passos/ Eliane Gomes
Using the facebook to teach English
11H30
DISCUSSÃO
15min para debatedores e 10min para o público
CONSIDERAÇÕES FINAIS


OFICINA- 8H- 12H

LABORATÓRIO- 03
Oficina 01: “Atividade colaborativa em foco: o uso das mídias google docs e prezi em sala de aula
Profª Ma. Jailma Bulhões
Manhã: Dia 08, das 8h às 12h
Obs: os participantes já deverão ter experiência no uso das tecnologias e da internet.

TARDE
MESA-REDONDA:
Profª Ma Maria Helena Chaves (UFPA-Bragança)
 “Estágio e ensino de gêneros: Reflexões teórico-metodológicas na formação de professores de Português”
Profª Ma. Jailma Bulhões (UFPA-Belém)
“O Estágio como campo de pesquisa”
Profª Nilsa Brito Ribeiro (UFPA-Marabá)
“A relação entre teoria e prática: representações de alunos de Letras”
Mediadora: Profª Drª Eliane Soares
                                                14H ÀS 16H- AUDITÓRIO 
OFICINAS: 16H ÀS 19H
Oficina  02: “O oral na Educação Básica:   possibilidades de ensino”
Profª Ma Maria Helena Chaves
Tarde/noite: Dia 08, das 16h às 19h 
SALA 22
Atividade Cultural 01: “Conversa com escritores, exibição de documentários e filmes”.
Coordenador: Airton Souza
Tarde/noite: Dia 08, das 16h às 19h
AUDITÓRIO
Oficina 03: “As capacidades de linguagem em dissertações produzidas por alunos do Ensino Médio"
Prof Msc Paulo Lima
Tarde/noite: Dia 08, das 16 às 19h
SALA 10
 Noite
SALA 10

LETRAS- PORTUGUÊS

HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES

01
19h20
Avelino Sousa Rodrigues
Bruna Dias
(Re) descobrir o prazer das atividades de leitura e escrita através do gênero conto



Profª Ma Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos







Profª Drª Isabel Rodrigues

02
19h40
Ana Cláudia Da Costa Lima
Hannah Mohamad Birani Alexandre
Jéssica Cristina Souza e Silva
Da Leitura à Escrita

20h
DISCUSSÃO
15min para debatedores e 05min para o público (a negociar)

20h20
INTERVALO

03
20h30
Ecileide Borges Silva
Shirlane Angélica Franco Silva
Produção textual na escola: o Aspecto figurativo da linguagem nas letras de músicas

04
20h50
Bruna Gabriela Borges
Wesleana Santos Coelho
FÁBULA: Caminho Para Formação Discursiva

21h10
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)

CONSIDERAÇÕES FINAIS



 SALA 11
LETRAS- PORTUGUÊS

HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES

01
19h20
Ana Paula Lopes de Freitas
Samara Leticie Nascimento
Trabalhando a escrita e a oralidade através gênero reportagem-policial





Profª Ma Maria Helena Rodrigues Chaves







Profª Ma Eliane Soares

02
19h35
Larissa Damacena de Sousa Lima
Layla Damacena de Sousa
A Escolarização do Gênero Reportagem

03
19h50
Elisângela Lima Freitas
Pedro Silva Nascimento
Trabalhando o Gênero Música em Sala de Aula

20h05
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)

20h20
INTERVALO

04
20h30
Eronilce Nascimento                
Suzana P. Pacheco
“Leitura e Escrita no Ensino Especial”
Gênero Autobiografia

05
20h45
Cristiane Ferreira
Valdilva Silva
A Importância do Gênero Música

21h
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)

CONSIDERAÇÕES FINAIS



 DIA 09 DE AGOSTO
Manhã 
SALA 19- andar superior

LETRAS-PORTUGUÊS
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
8h20
Adriana da Silva Oliveira
Francisco das Chagas Oliveira
Os gêneros notícia e reportagem jornalística na sala de aula








Profª Esp. Michelle Freitas Gomes





Profª Drª Isabel Rodrigues

02
8h40
ANA Lucia CUNHA
DEUVANI PIRANGI BORBA
ESCOLA  E EXPERIÊNCIA DOCENTE
03
9h
Maria da Paz de Sousa
Layze Evangelista
Conto de fada na sala de aula
9h20
DISCUSSÃO
20 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
9h50
INTERVALO
Café
04
10h10
FRANCILENE SILVA SANTOS JURANI DOS SANTOS OLIVEIRA
FRANCILENE SILVA SANTOS JURANI DOS SANTOS OLIVEIRA
05
10H30
Geisiane Gomes Feitosa Gular Josiene da Silva Queiroz Campos
Gênero textual propaganda
06
10h50
MARIA DO LIVRAMENTO PEREIRA
ANTONIA MOREIRA DOS SANTO

11h10
DISCUSSÃO
20min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
SALA 22- andar superior

LETRAS-PORTUGUÊS 
HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES
01
8h20
ELÍDIA PORTO XAVIER
EVANEUZA DOS SANTOS SILVA XAVIER





Profª Drª Tânia Oliveira





Prof Dr. Samuel Pereira Campos

02
8h40
Ramylli Azevedo Silva
Marilya Natãlya P. Brito
O poema na sala de aula
03
9h
JECIMÁ NUNES DA SILVA
MARIA NILZA  DA SILVA RAFALSKI
DESCRIÇÃO DA ESCOLA
9h20
DISCUSSÃO
20 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
9h50
INTERVALO
Café
04
10h10
Claudia Almeida Paixão
Karen Katherine Araújo ferreira
A importância de se trabalhar textos teatrais em sala de aula
05
10H30
Milheilli

06
10h50
Airton Souza de Oliveira
Questões relacionadas à leitura em sala de aula
11h10
DISCUSSÃO
20min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tarde
MESA- REDONDA: Formação docente
AUDITÓRIO

Prof Dr. Gilson Penalva (UFPA-Marabá)
“Ensino de literatura(s): algumas abordagens e questionamentos”
Prof Dr. Samuel Pereira Campos (UEPA)
“Letramento docente”
Profª Drª  Eliane Soares (UFPA-Marabá)
O ensino de língua em comunidades indígenas e a formação do aluno de Letras”.
 Mediadora: Profª Ma Lucina Kinoshita
 OFICINAS:
Oficina 04:  “Usual things of teachers’ day to day lives”
Prof Fernando Borges
Tarde/noite: Dia 09, das 16h às 19h
SALA 22
16H ÀS 19H 
Oficina 05: "Regras da ABNT: como fazer citações, referências e outras normas de formatação em artigos científicos”.
Prof Msc Robson Caetano
Tarde/noite: Dia 09, das 16h às 19h
SALA 10
Atividade Cultural 02: “Conversa com escritores, exibição de documentários e filmes”.
Coordenador: Airton Souza
Tarde/noite: Dia 09, das 16h às 19h
AUDITÓRIO



Noite
SALA 10
LETRAS- PORTUGUÊS

HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES

01
19h20
Leila Santos Chaves 
Maíra de Lima Nascimento
Trabalhando os aspectos argumentativos na carta ao leitor 




Profª Drª Isabel Rodrigues





Profª Esp. Michelle Freitas Gomes

02
19h35
Iracely Araujo Ferreira
Margarete dos Santos
A busca pelo saber: o gênero fábula em foco  

03
19h50
Natacha Gondim Simão
Um olhar sobre o ensino de
língua materna no 7º ano “B”

20h05
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)

20h20
INTERVALO

04
20h30
Alessandra Marinho
Stefane Pereira da Silva
O Português e suas diversidades

05
20h45
Paula Morais
Thiago Monteiro
Orações Coordenadas:
Sindéticas e Assindéticas em Turmas de EJA-4ª ETAPA.

21h
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)

CONSIDERAÇÕES FINAIS



SALA 11
LETRAS- INGLÊS

HORÁRIO
COMUNICADORES
TÍTULOS
DEBATEDORES

01
19h15
Samara Souza da Silva
Trabalhando poemas para jovens



Profª Ma Luciana Kinoshita





Profª Sabrina Lima dos Santos



Prof Fernando Borges


02
19h30
Mayara B.C.Lima
GiovaniaBentti
Fidelainy Souza Silva
Grammar Games

03
19h45
Ana Maria da silva
Joyce Cordeiro Rebelo
Diversidade cultural

20h
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)

20h15
INTERVALO

04
20h25
Thiago Cabral Soares
Uso de tecnologia no ensino Aprendizagem de língua inglesa: glogster

05
20h40
Ana Leide O. Gomes
Amailton S. Paixão
Uso de tecnologiano ensino Aprendizagem de língua inglesa: glogster

06
20h55
Gleiciane de Cassia Rodrigues
Tradução de textos voltados para o vestibular

21h10
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário