quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
I SEMINÁRIO DE ESTÁGIOS E PRÁTICAS
I Seminário de Estágios e Práticas
Data: 09 de dezembro de 2011
Horário: 8h às 22h
Local: Auditório do Campus I
Público: Graduandos de Letras e professores da Educação Básica.
- Credenciamento e início das atividades- 8h
- Acolhida
- Início dos grupos de trabalho- 15 minutos de apresentação para cada dupla/equipe. Discussão no final de todos os GTs.
- Intervalo: Recitação do poema “Homem do Batel’ (Um quadro do futuro) do aluno Anderson Damasceno Brito.
- Grupos de trabalho- 15 minutos de apresentação para cada dupla/equipe. Discussão no final de todos os GTs.
- Programação Cultural: lançamento de livros (Josiclei Sousa, Airton Souza e Isabel Rodrigues).
- 20h 30-
- Lançamentos de livros-
Marcílio Costa
teve seus poemas publicados em várias antologias e revistas de poesia
por todo o Brasil. Em 2009 foi contemplado com a Bolsa FUNARTE de
Criação literária, o mais importante e concorrido prêmio para a criação
no território nacional, pelo projeto da obra poética “Todas as Ruas”.
Seu livro “Celina...” recebeu o prêmio da Academia Paraense de Letras
(categoria: poesia). Recentemente ganhou o Prêmio Dalcídio Jurandir de
Literatura – 2010(categoria: poesia) pelo livro “depois da sede” e
Menção Honrosa na última edição do Prêmio Escriba de Poesia (Piracicaba -
SP).
Como artista visual, Marcílio deixa sua marca como poeta nos trabalhos que realiza ou participa. É o caso do curta de animação “Muragens: crônicas de um muro” de 2008, em que Marcílio co-dirigiu e escreveu o roteiro final. Dirigido por Andrei Miralha, o filme foi o primeiro curta de animação paraense selecionado para a mostra competitiva do ANIMA MUNDI e já correu o mundo sendo, também, selecionado para festivais como o ANIMASIVO no México e o MONSTRA em Portugal. Sua última premiação foi recentemente o prêmio de melhor filme de animação no CINE FEST AMAZÔNIA.
Como artista visual, Marcílio deixa sua marca como poeta nos trabalhos que realiza ou participa. É o caso do curta de animação “Muragens: crônicas de um muro” de 2008, em que Marcílio co-dirigiu e escreveu o roteiro final. Dirigido por Andrei Miralha, o filme foi o primeiro curta de animação paraense selecionado para a mostra competitiva do ANIMA MUNDI e já correu o mundo sendo, também, selecionado para festivais como o ANIMASIVO no México e o MONSTRA em Portugal. Sua última premiação foi recentemente o prêmio de melhor filme de animação no CINE FEST AMAZÔNIA.
O
guará simboliza além da resistência magnífica, a vida e a sabedoria. O
pássaro possui cor escarlate, uma mistura de laranja e vermelho. Essas
cores advêm da coleta de crustáceos que pigmentam suas penas, dando
beleza ao ambiente natural; portanto, o guará é o símbolo de fortaleza e
resistência de luta para sobreviver em seu melhor habitat: a natureza.
Em muitos aspectos podemos relacionar com a vida de um professor pesquisador, sobretudo ao professor da área de linguagem.
GRUPOS DE TRABALHO- MANHÃ
GT1- O AMBIENTE ESCOLAR- Coordenação: Prof Jairo de Araújo Souza
Autores
|
Título
|
Amailton dos Santos Paixão
Mayara Barbosa Cruz Lima
Thiago C. Soares
Rina Suleima Leite dos Santos
Ádria Priscila A de Sousa
|
O Ambiente escolar: desafios e possibilidades
|
GT2- LEITURA NA ECOLA- Coordenação- Profª Drª Nilsa Brito Ribeiro
Autores
|
Títulos
|
Anderson Damasceno Brito
|
Recontando Histórias-encontros
|
Adriana da Silva Oliveira
Francisco das Chagas Oliveira
|
A leitura na sala de aula
|
Paula Laís Pombo de Morais
|
A fábula como estímulo à literatura
|
Ana Carolina Barata de Oliveira
|
O texto em sala de aula
|
Dayany Rangel Ramos Fraga
Bruna Gava
|
Leitura e interpretação de texto na sala de aula
|
Josiene da Silva Queiroz
Geisiane Gomes Feitosa
|
Concepções de leitura dos alunos de uma escola pública
|
Marilya Natalya Pereira Brito
Ramylli Azevedo Silva
|
Os perigos do texto na sala de aula
|
Alan Carlos Oliveira de Carvalho
Elzonete Silva Cunha
|
Práticas de leitura na sala de aula
|
Cláudia Almeida Paixão
Janete da Silva Brito
|
Como o professor de língua portuguesa utiliza os PCNs no desenvolvimento de suas práticas de ensino.
|
GT3- ESCRITA E REESCRITA NA ESCOLA, GRAMÁTICA E ENSINO
Autores
|
Títulos
|
Lívia Almeida Carvalho
Thaylane Carvalho de Faria
|
O gênero fotonovela na sala de aula
|
GT 04- REPRESENTAÇÕES QUE PROFESSORES TÊM DA DISCIPLINA PORTUGUÊS E DE SUA PRÁTICA
Autores
|
Títulos
|
Patrícia Pereira de Souza
Edilene Moreira da Silva
|
O ensino de gramática
|
GT 05- A PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NA ESCOLA
Autores
|
Títulos
|
Natália Baiman da Silva
|
O livro didático em sala de aula: aplicações e contribuições
|
Reginaldo Santiago Barbosa
|
Limites impostos pelo livro didático em sala de aula
|
Discussão/intervalo- Recitação do poema “Homem do Batel’ (Um quadro do futuro) pelo aluno Anderson Damasceno Brito.
GRUPOS DE TRABALHO- TARDE
GT1- O AMBIENTE ESCOLAR- Coordenação- Prof Jairo de Araújo Souza
Autores
|
Títulos
|
Talitha Ingrid Pinheiro Gama
Bárbara Letícia Pereira Leite
Ava Natássia S. Costa
Gleiciane de Cássia Sousa Rodrigues
Fidelainy Souza Silva
Samara Souza da Silva
|
O Ambiente escolar: desafios e possibilidades
|
GT2- LEITURA NA ECOLA- Coordenação- Prof Msc Paulo da Silva Lima
Autores
|
Títulos
|
Cássio dos Santos Melo
Ruth Sousa Santos
|
Trabalhando a leitura e interpretação de textos
|
Gabriela Sousa Gomes
Maria de Jesus Ferreira Oliveira
|
Produzindo opinião: o jornal da sala de aula
|
Jéssica Veloso Santos Silva
Odeilda Alves de Almeida
|
Projeto de leitura: história meio ao contrário
|
Priscila Dayana Sousa Freitas
Stéfani Marina de Oliveira
|
Utilização de lendas para aquisição da leitura
|
Elenice Barros
Solange Carvalho de Araújo
|
Leitura de poemas despertando o prazer de ler
|
Odeilda Alves de Almeida
Jéssica Veloso Santos Silva
|
Trabalhando a leitura na sala de aula
|
Ana Cláudia Lacerda Martins
Cristiane Almeida
Gabriela Pereira
|
Processo de Formação Docente: uma prática reflexiva
|
GRUPOS DE TRABALHO- TARDE/NOITE- Coordenação: Prof Dr. Claudio Luiz Abreu Fonseca e Profª Drª Nilsa Brito Ribeiro
GT3- ESCRITA E REESCRITA NA ESCOLA, GRAMÁTICA E ENSINO.
Autores
|
Títulos
|
Aline Carla Silva Brito
Érica Faustino da Silva
|
Escrita e reescrita do gênero crônica
|
Maria de Jesus Ferreira Oliveira Gabriela Sousa Gomes
|
A produção escrita do jornal na sala de aula
|
Raiana da Silva Moura
Rosycler da Mota e Silva
|
Gêneros textuais e sequências didáticas na sala de aula
|
Heidy Arianne Mendes Lima
Irisleide Neres de Oliveira
|
Escrita e reescrita do gênero histórias de vida
|
Aline Priscila Moraes
Érica Faustino da Silva
|
Sequência didática: trabalhando a refacção textual com o gênero crônica
|
Adrienne Assunção Mendes Domingues
Francioni Reis de Sousa
|
Literatura e produção textual através do conto “Um apólogo” de Machado de Assis
|
Judimar da Silva Santos
Júlio Cézar de Jesus Costa
|
Análise do processo de interpretação e produção textual a partir do livro didático do projeto EJA
|
Adrienne Assunção Mendes Domingues
Francioni Reis de Sousa
|
Trabalhando a gramática na fábula “A Formiguinha e a neve”
|
Cassio dos Santos Melo
Ruth Sousa Santos
|
Trabalhando com lendas em sala de aula
|
Rosycler da Mota e Silva
Raiana da Silva Moura
|
Trabalhando gêneros textuais na sala de aula
|
Débora Francisco da Silva
|
Trabalhando as lendas africanas
|
Clodualdo de Oliveira Alves Filho
Gleisia Carneiro de Souza
|
A Língua como objeto de ensino: qual é o lugar da gramática e da análise linguística?
|
Jéssica Veloso Santos Silva
Odeilda Alves de Almeida
|
O Artigo de opinião na sala de aula
|
Rosycler da Mota e Silva
Raiana da Silva Moura
|
Gênero Textual e Sequência Didática na sala de aula
|
Geyce de Paula Araújo da Cruz
Heidy Aryanne M. Lima
|
O ensino da gramática através dos textos narrativos
|
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
GRUPOS DE TRABALHO
– MANHÃ
|
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
TURMA 2009
GT 01 – SALA 11
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
8h20
|
Irenovan e Natacha
|
A Gramática em Sala de Aula
|
Prof. Isabel Rodrigues
Prof. Patrícia Romano
|
02
|
8h40
|
Dayani e Jorge
|
Reinventando os Contos de Fadas
|
|
03
|
9h
|
Karen, Edilene e
Cláudia
|
O Trabalho com o Gênero Fábula no 6º Ano
|
|
9h20
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
|||
10h
|
INTERVALO
Café
|
|||
04
|
10h15
|
Roberto e Daniella
|
O Gênero Poema
|
|
05
|
10h35
|
Alan e Elzonete
|
Relato de
Experiência de uma Prática de Estágio de Ensino de Língua Materna em uma
Escola Pública de Marabá
|
|
10h55
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
|||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
GRUPOS DE TRABALHO
– MANHÃ
|
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
TURMA 2009
GT 02 – SALA 15
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
8h20
|
Adriana e Chagas
|
O Estudo
dos Generos na Sala de Aula
|
Prof. Eliane Machado
Prof. Robson Caetano |
02
|
8h40
|
Thiago
Montecarmo e
Paula
Laís
|
Gêneros Textuais
|
|
03
|
9h
|
Natália e Elenyce
|
A importância dos
gêneros textuais para a ampliação do conhecimento no Ensino Fundamental
|
|
9h20
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
|||
10h
|
INTERVALO
Café
|
|||
04
|
10h15
|
Layse e Maria
|
Gênero Textual e Figuras de Linguagem no Quotidiano do
Aluno
|
|
05
|
10h35
|
Tássia e Bruna
|
O Anúncio Publicitário em Turmas do 8º Ano
|
|
10h55
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
|||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
GRUPOS DE TRABALHO
– MANHÃ
|
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
TURMA 2009
GT 03 – SALA 17
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
8h 20
|
Josiene e Geisiane
|
Práticas de Ensino de Português: O Livro Didático e o
Ensino Interativo
|
Prof. Robson Caetano
|
02
|
8h 40
|
Marylia e Ramilly
|
A Gramática e o Texto em Turmas do 6º Ano
|
|
03
|
9h
|
Judimar e Júlio
César
|
Lendas Amazônicas: Personagens e sua Importância no
Imaginário Popular
|
|
9h20
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
|||
10h
|
INTERVALO
Café
|
|||
04
|
10h 15
|
Lívia e Thaylane
|
A Geração Fast-Food
|
|
05
|
10h 35
|
Judimar da Silva
Santos
Júlio Cezar Costa
|
Gêneros
Textuais Argumentativos: O Trabalho com a Dissertação Escolar
|
|
10h55
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
|||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
OFICINAS
CURSO:
LETRAS-PORTUGUÊS
|
14h – 17h30
OFICINA 01: Letramentos Multi-Midiáticos e o
Ensino de Gêneros na Escola: Desafios e perspectvas
Profª Msc. Isabel Rodrigues
SALA 17
Profª Msc. Isabel Rodrigues
SALA 17
Prof. Msc. Robson
Caetano dos Santos
OFICINA
CURSO:
LETRAS-INGLÊS
|
15h – 17h30
OFICINA 03: Exploring the (Inter)Cultural Dimension in
Large Multilevel Classes
Prof. Cíntia Moura
SALA: 11
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
TURMA 2008
GT 01 – SALA 15
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
|||||
01
|
18h00
|
Adrienne Assunção
Solange
Carvalho De Araujo
|
Recontando
Histórias: Um Encontro Entre a Oralidade e a Escrita Através do Conto Neginha
De Monteiro Lobato
|
Prof. Nilsa Brito
Prof. Gilson Penalva
Prof. Paulo Silva
|
|||||
02
|
18h20
|
Pollyanna
Cristina Veiga
Rita
De Cássia
|
Análise e
Interpretação de Poemas
|
||||||
03
|
18h40
|
Heidy
Aryanne Mendes
Aline
Lima Pinheiro
|
Leitura
e Produção Textual com o Gênero Artigo de Opinião
|
||||||
19h00
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
||||||||
19h40
|
INTERVALO
|
||||||||
04
|
19h55
|
Gabriela
Sousa Gomes
Maria
De Jesus Oliveira
|
O
Jornal Na Escola
|
||||||
05
|
20h15
|
Cassio
Dos Santos Melo
Ruth
Sousa Santos
|
Trabalhando
Argumentação Em Sala De Aula
|
||||||
20h35
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
||||||||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
|||||||||
TURMA 2008
GT 02 – SALA 05
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
18h
|
Aline Priscila Ma. de Moraes e Érica
Faustina da Silva
|
Trabalhando o Gênero Notícia na Sala de Aula
|
Prof. Isabel Rodrigues
Prof. Robson Caetano
Prof. Soélis Mendes
|
02
|
18h20
|
Raiana
da Silva Moura e Rosycler da Mota e Silva
|
O Telejornal como Intermediador da Leitura,
Escrita e Oralidade
|
|
03
|
18h40
|
Elenice
Oliveira e
Stefani
Marina
|
Vidas Secas: Direcionando Saberes Linguísticos e
Literários numa Perspectiva Sócio-Discursiva e Interacional
|
|
19h00
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
|||
19h40
|
INTERVALO
|
|||
04
|
19h55
|
Jéssica
Veloso Santos Silva E Odeilda Alves De Almeida
|
A Regência Verbal em Textos Jornalísticos
|
|
05
|
20h 15
|
Reginaldo
Santiago Barbosa
|
Imagem e texto
|
|
20h 35
|
DISCUSSÃO
15min para cada
Debatedor e 10min para o público (a negociar)
|
|||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
GRUPOS DE TRABALHO
– NOITE
|
CURSO: LETRAS INGLÊS
TURMA 2009
GT 03 – SALA 11
TEMA: ENSINO
FUNDAMENTAL
|
|||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
|
01
|
18h-18h15
|
Ádria
de Souza & Rina
|
Ensino de inglês
para turmas
de 6º e 7º anos
|
Prof. Jairo Souza
Prof. Aline
Sanfelici
Prof. Fernando
Borges
|
|
02
|
18h15-18h30
|
Ava
Costa & Tiago Maia
|
Ensino de inglês
para turmas
de 8º e 9º anos
|
||
03
|
18h30-18h45
|
Ana
Maria Silva & Joyce Rebelo
|
|||
18h45-19h15
|
DISCUSSÃO: 10min
para cada debatedor
|
||||
04
|
19h15-19h30
|
Bárbara
Leite & Maclem Santos
|
Ensino de inglês
para turmas
de 8º e 9º anos
|
||
05
|
19h30-19h45
|
Gleiciane
Rodrigues & Fidelainy Silva
|
|||
19h45-20h15
|
DISCUSSÃO: 10min
para cada debatedor
|
||||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
|||||
TURMA 2009
GT 04 – SALA 17
TEMA: ENSINO
FUNDAMENTAL
|
||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
18h-18h15
|
Ana Leide Gomes,
Giovania Bertti
& Thalita Gama
|
Ensino de inglês
para turmas
de 6º e 7º anos
|
Prof. Cíntia Moura
Prof. Luciana
Kinoshita
|
02
|
18h15-18h30
|
Amailton Paixão
&Thiago Soares
|
Ensino de inglês no
contexto da EJA
|
|
03
|
18h30-18h45
|
Cláudia da Silva
&Samara Silva
|
||
18h45-19h15
|
DISCUSSÃO: 10min para cada debatedor
|
|||
04
|
19h15-19h30
|
Gisélia Almeida
& João Marcelo
de Oliveira
|
Ensino de inglês no
contexto da EJA
|
|
05
|
19h30-19h45
|
João Rodrigues de
Souza
& Mayara Lima
|
||
19h45-20h15
|
DISCUSSÃO: 10min
para cada debatedor
|
|||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
Dias: 08 e 09 de agosto de 2013 -
Local: Campus I da UFPA (campus Marabá)
Sala 19- andar superior
LETRAS-PORTUGUÊS
| ||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
8h20
|
Livia Almeida Carvalho
Natacha Gondin Simão
|
O teatro na sala de aula
|
Profª Ma Maria Helena Chaves
Profª Drª Nilsa Brito
|
02
|
8h40
|
Maria Lucia Morais Silva
MEIRILANDE FERREIRA CALDEIRA DESOUZA
|
CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
| |
03
|
9h
|
Elzone Silva Cunha
|
O gênero História em Quadrinho: uma tentativa de aplicação em sala de aula
| |
9h20
|
DISCUSSÃO
20 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
| |||
9h50
|
INTERVALO
Café
| |||
04
|
10h10
|
MARIA ONEDE ALVES SILVA
SÔNIA RODRIGUES DA SILVA
|
APROXIMANDO-NOS DO LOCAL DE TRABALHO
| |
05
|
10H30
|
Tássia e Bruna
|
Estratégias de leitura e escrita na sala de aula: o gênero teatral
| |
06
|
10h50
|
DIONE GOMES DA SILVA ROMILDO GONÇALVES SILVA
|
EXPERIÊNCIAS D EVIDA
| |
11h10
|
DISCUSSÃO
20min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
| |||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
Sala 22- andar superior
LETRAS-PORTUGUÊS
| ||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
8h20
|
Dayane Rangel
|
Leitura e Produção de Texto
| Prof Msc Robson Caetano
Profª Drª Tânia Oliveira
Prof Msc Paulo Lima
|
02
|
8h40
|
JUZETE VIEIRA DA CRUZ
SANTA RAMOS VIEIRA
|
UM OLHAR SOBRE A ESCOLA
| |
03
|
9h
| |||
9h20
|
DISCUSSÃO
20 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
| |||
9h50
|
INTERVALO
Café
| |||
04
|
10h10
|
Natália Baiman da Silva
Roberto Neres Cordeiro
|
O Trabalho com o gênero notícia a partir do texto do aluno
| |
05
|
10H30
|
RAIMUNDO GONÇALVES DA SILVA
FRANCISCA EUDNA DE SOUSA NASCIMENTO
|
CRACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E EXPERIÊNCIA DOCENTE
| |
06
|
10h50
|
Maria da Paz de Sousa
Layze Evangelista
|
Conto de fada na sala de aula
| |
11h10
|
DISCUSSÃO
20min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
| |||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
Sala 10
LETRAS-INGLÊS
| ||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
8h20
|
Apoliana Maria Quiteria da Costa
Jose Renato Teixeira da Silva
|
Halloween amazônico: uma perspectiva híbrida
|
Profª Ma Luciana Kinoshita
Profª Sabrina Lima dos Santos
Prof Fernando Borges
|
02
|
8h35
|
Edimeire Rodrigues de Matos
|
Breakfast day: tomando café em inglês
| |
03
|
9H50
|
Maria Edileuza da Silva
Cristina Ferreira de Oliveira
|
Aprendizado de vocabulário e pronúncia em inglês na educação infantil
| |
10h05
|
DISCUSSÃO
15 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
| |||
10h30
|
INTERVALO
Café
| |||
04
|
10h40
|
Airton Lima da Cruz
|
O uso de comandos em inglês na aula de LE
| |
05
|
10H45
|
Marcia Ferreira da Silva
|
O teatro como suporte pedagógico nas aulas de inglês da 5ª série “D” em Rondon do Pará: um relato de experiência
| |
06
|
11h
|
LaissyTayná da S. Barbosa/ Thaís Oliveira Abreu
|
Teaching Greetings
| |
07
|
11H15
|
Thayná Passos/ Eliane Gomes
|
Using the facebook to teach English
| |
11H30
|
DISCUSSÃO
15min para debatedores e 10min para o público
| |||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
LABORATÓRIO- 03
Oficina 01: “Atividade colaborativa em foco: o uso das mídias google docs e prezi em sala de aula”
Profª Ma. Jailma Bulhões
Manhã: Dia 08, das 8h às 12h
Obs: os participantes já deverão ter experiência no uso das tecnologias e da internet.
|
TARDE
MESA-REDONDA:
Profª Ma Maria Helena Chaves (UFPA-Bragança)
“Estágio e ensino de gêneros: Reflexões teórico-metodológicas na formação de professores de Português”
Profª Ma. Jailma Bulhões (UFPA-Belém)
“O Estágio como campo de pesquisa”
Profª Nilsa Brito Ribeiro (UFPA-Marabá)
“A relação entre teoria e prática: representações de alunos de Letras”
|
14H ÀS 16H- AUDITÓRIO
OFICINAS: 16H ÀS 19H
Oficina 02: “O oral na Educação Básica: possibilidades de ensino”
Profª Ma Maria Helena Chaves
|
Atividade Cultural 01: “Conversa com escritores, exibição de documentários e filmes”.
Coordenador: Airton Souza
Tarde/noite: Dia 08, das 16h às 19h
|
Oficina 03: “As capacidades de linguagem em dissertações produzidas por alunos do Ensino Médio"
Prof Msc Paulo Lima
Tarde/noite: Dia 08, das 16 às 19h
|
Noite
SALA 10
LETRAS- PORTUGUÊS
| |||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
| |
01
|
19h20
|
Avelino Sousa Rodrigues
Bruna Dias
|
(Re) descobrir o prazer das atividades de leitura e escrita através do gênero conto
|
Profª Ma Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos
Profª Drª Isabel Rodrigues
| |
02
|
19h40
|
Ana Cláudia Da Costa Lima
Hannah Mohamad Birani Alexandre
Jéssica Cristina Souza e Silva
|
Da Leitura à Escrita
| ||
20h
|
DISCUSSÃO
15min para debatedores e 05min para o público (a negociar)
| ||||
20h20
|
INTERVALO
| ||||
03
|
20h30
|
Ecileide Borges Silva
Shirlane Angélica Franco Silva
|
Produção textual na escola: o Aspecto figurativo da linguagem nas letras de músicas
| ||
04
|
20h50
|
Bruna Gabriela Borges
Wesleana Santos Coelho
|
FÁBULA: Caminho Para Formação Discursiva
| ||
21h10
|
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)
| ||||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
| |||||
|
SALA 11
LETRAS- PORTUGUÊS
| |||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
| |
01
|
19h20
|
Ana Paula Lopes de Freitas
Samara Leticie Nascimento
|
Trabalhando a escrita e a oralidade através gênero reportagem-policial
|
Profª Ma Maria Helena Rodrigues Chaves
Profª Ma Eliane Soares
| |
02
|
19h35
|
Larissa Damacena de Sousa Lima
Layla Damacena de Sousa
|
A Escolarização do Gênero Reportagem
| ||
03
|
19h50
|
Elisângela Lima Freitas
Pedro Silva Nascimento
|
Trabalhando o Gênero Música em Sala de Aula
| ||
20h05
|
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)
| ||||
20h20
|
INTERVALO
| ||||
04
|
20h30
|
Eronilce Nascimento
Suzana P. Pacheco
|
“Leitura e Escrita no Ensino Especial”
Gênero Autobiografia | ||
05
|
20h45
|
Cristiane Ferreira
Valdilva Silva
|
A Importância do Gênero Música
| ||
21h
|
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)
| ||||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
| |||||
|
DIA 09 DE AGOSTO
SALA 19- andar superior
LETRAS-PORTUGUÊS
| ||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
8h20
|
Adriana da Silva Oliveira
Francisco das Chagas Oliveira
|
Os gêneros notícia e reportagem jornalística na sala de aula
| Profª Esp. Michelle Freitas Gomes
Profª Drª Isabel Rodrigues
|
02
|
8h40
|
ANA Lucia CUNHA
DEUVANI PIRANGI BORBA
|
ESCOLA E EXPERIÊNCIA DOCENTE
| |
03
|
9h
|
Maria da Paz de Sousa
Layze Evangelista
|
Conto de fada na sala de aula
| |
9h20
|
DISCUSSÃO
20 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
| |||
9h50
|
INTERVALO
Café
| |||
04
|
10h10
|
FRANCILENE SILVA SANTOS JURANI DOS SANTOS OLIVEIRA
|
FRANCILENE SILVA SANTOS JURANI DOS SANTOS OLIVEIRA
| |
05
|
10H30
|
Geisiane Gomes Feitosa Gular Josiene da Silva Queiroz Campos
|
Gênero textual propaganda
| |
06
|
10h50
|
MARIA DO LIVRAMENTO PEREIRA
ANTONIA MOREIRA DOS SANTO
| ||
11h10
|
DISCUSSÃO
20min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
| |||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
SALA 22- andar superior
LETRAS-PORTUGUÊS
| ||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
|
01
|
8h20
|
ELÍDIA PORTO XAVIER
EVANEUZA DOS SANTOS SILVA XAVIER
|
Profª Drª Tânia Oliveira
Prof Dr. Samuel Pereira Campos
| |
02
|
8h40
|
Ramylli Azevedo Silva
Marilya Natãlya P. Brito
|
O poema na sala de aula
| |
03
|
9h
|
JECIMÁ NUNES DA SILVA
MARIA NILZA DA SILVA RAFALSKI
|
DESCRIÇÃO DA ESCOLA
| |
9h20
|
DISCUSSÃO
20 min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
| |||
9h50
|
INTERVALO
Café
| |||
04
|
10h10
|
Claudia Almeida Paixão
Karen Katherine Araújo ferreira
|
A importância de se trabalhar textos teatrais em sala de aula
| |
05
|
10H30
|
Milheilli
| ||
06
|
10h50
|
Airton Souza de Oliveira
|
Questões relacionadas à leitura em sala de aula
| |
11h10
|
DISCUSSÃO
20min para debatedores e 10min para o público (a negociar)
| |||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
Tarde
MESA- REDONDA: Formação docente
AUDITÓRIO
Prof Dr. Gilson Penalva (UFPA-Marabá)
“Ensino de literatura(s): algumas abordagens e questionamentos”
Prof Dr. Samuel Pereira Campos (UEPA)
“Letramento docente”
Profª Drª Eliane Soares (UFPA-Marabá)
“O ensino de língua em comunidades indígenas e a formação do aluno de Letras”.
OFICINAS:
|
Oficina 04: “Usual things of teachers’ day to day lives”
Prof Fernando Borges
Tarde/noite: Dia 09, das 16h às 19h
|
16H ÀS 19H
Oficina 05: "Regras da ABNT: como fazer citações, referências e outras normas de formatação em artigos científicos”.
Prof Msc Robson Caetano
Tarde/noite: Dia 09, das 16h às 19h
|
Atividade Cultural 02: “Conversa com escritores, exibição de documentários e filmes”.
Coordenador: Airton Souza
Tarde/noite: Dia 09, das 16h às 19h
|
SALA 10
LETRAS- PORTUGUÊS
| |||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
| |
01
|
19h20
|
Leila Santos Chaves
Maíra de Lima Nascimento
|
Trabalhando os aspectos argumentativos na carta ao leitor
|
Profª Drª Isabel Rodrigues
Profª Esp. Michelle Freitas Gomes
| |
02
|
19h35
|
Iracely Araujo Ferreira
Margarete dos Santos
|
A busca pelo saber: o gênero fábula em foco
| ||
03
|
19h50
|
Natacha Gondim Simão
|
Um olhar sobre o ensino de
língua materna no 7º ano “B”
| ||
20h05
|
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)
| ||||
20h20
|
INTERVALO
| ||||
04
|
20h30
|
Alessandra Marinho
Stefane Pereira da Silva
|
O Português e suas diversidades
| ||
05
|
20h45
|
Paula Morais
e
Thiago Monteiro
|
Orações Coordenadas:
Sindéticas e Assindéticas em Turmas de EJA-4ª ETAPA. | ||
21h
|
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)
| ||||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
| |||||
SALA 11
LETRAS- INGLÊS
| |||||
Nº
|
HORÁRIO
|
COMUNICADORES
|
TÍTULOS
|
DEBATEDORES
| |
01
|
19h15
|
Samara Souza da Silva
|
Trabalhando poemas para jovens
|
Profª Ma Luciana Kinoshita
Profª Sabrina Lima dos Santos
Prof Fernando Borges
| |
02
|
19h30
|
Mayara B.C.Lima
GiovaniaBentti
Fidelainy Souza Silva
|
Grammar Games
| ||
03
|
19h45
|
Ana Maria da silva
Joyce Cordeiro Rebelo
|
Diversidade cultural
| ||
20h
|
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)
| ||||
20h15
|
INTERVALO
| ||||
04
|
20h25
|
Thiago Cabral Soares
|
Uso de tecnologia no ensino Aprendizagem de língua inglesa: glogster
| ||
05
|
20h40
|
Ana Leide O. Gomes
Amailton S. Paixão
|
Uso de tecnologiano ensino Aprendizagem de língua inglesa: glogster
| ||
06
|
20h55
|
Gleiciane de Cassia Rodrigues
|
Tradução de textos voltados para o vestibular
| ||
21h10
|
DISCUSSÃO
10min para debatedores e 05min para o público (a negociar)
| ||||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
| |||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário