I Seminário de Estágios e Práticas
Data: 09 de dezembro de 2011
Horário: 8h às 22h
Local: Auditório do Campus I
Público: Graduandos de Letras e professores da Educação Básica.
- Credenciamento e início das atividades- 8h
- Acolhida
- Início dos grupos de trabalho- 15 minutos de apresentação para cada dupla/equipe. Discussão no final de todos os GTs.
- Intervalo: Recitação do poema “Homem do Batel’ (Um quadro do futuro) do aluno Anderson Damasceno Brito.
- Grupos de trabalho- 15 minutos de apresentação para cada dupla/equipe. Discussão no final de todos os GTs.
- Programação Cultural: lançamento de livros (Josiclei Sousa, Airton Souza e Isabel Rodrigues).
- 20h 30-
- Lançamentos de livros-
Marcílio Costa teve seus poemas publicados em várias antologias e revistas de poesia por todo o Brasil. Em 2009 foi contemplado com a Bolsa FUNARTE de Criação literária, o mais importante e concorrido prêmio para a criação no território nacional, pelo projeto da obra poética “Todas as Ruas”. Seu livro “Celina...” recebeu o prêmio da Academia Paraense de Letras (categoria: poesia). Recentemente ganhou o Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura – 2010(categoria: poesia) pelo livro “depois da sede” e Menção Honrosa na última edição do Prêmio Escriba de Poesia (Piracicaba - SP).
Como artista visual, Marcílio deixa sua marca como poeta nos trabalhos que realiza ou participa. É o caso do curta de animação “Muragens: crônicas de um muro” de 2008, em que Marcílio co-dirigiu e escreveu o roteiro final. Dirigido por Andrei Miralha, o filme foi o primeiro curta de animação paraense selecionado para a mostra competitiva do ANIMA MUNDI e já correu o mundo sendo, também, selecionado para festivais como o ANIMASIVO no México e o MONSTRA em Portugal. Sua última premiação foi recentemente o prêmio de melhor filme de animação no CINE FEST AMAZÔNIA.
Como artista visual, Marcílio deixa sua marca como poeta nos trabalhos que realiza ou participa. É o caso do curta de animação “Muragens: crônicas de um muro” de 2008, em que Marcílio co-dirigiu e escreveu o roteiro final. Dirigido por Andrei Miralha, o filme foi o primeiro curta de animação paraense selecionado para a mostra competitiva do ANIMA MUNDI e já correu o mundo sendo, também, selecionado para festivais como o ANIMASIVO no México e o MONSTRA em Portugal. Sua última premiação foi recentemente o prêmio de melhor filme de animação no CINE FEST AMAZÔNIA.
O guará simboliza além da resistência magnífica, a vida e a sabedoria. O pássaro possui cor escarlate, uma mistura de laranja e vermelho. Essas cores advêm da coleta de crustáceos que pigmentam suas penas, dando beleza ao ambiente natural; portanto, o guará é o símbolo de fortaleza e resistência de luta para sobreviver em seu melhor habitat: a natureza.
Em muitos aspectos podemos relacionar com a vida de um professor pesquisador, sobretudo ao professor da área de linguagem.
GRUPOS DE TRABALHO- MANHÃ
GT1- O AMBIENTE ESCOLAR- Coordenação: Prof Jairo de Araújo Souza
Autores | Título |
Amailton dos Santos Paixão Mayara Barbosa Cruz Lima Thiago C. Soares Rina Suleima Leite dos Santos Ádria Priscila A de Sousa | O Ambiente escolar: desafios e possibilidades |
GT2- LEITURA NA ECOLA- Coordenação- Profª Drª Nilsa Brito Ribeiro
Autores | Títulos |
Anderson Damasceno Brito | Recontando Histórias-encontros |
Adriana da Silva Oliveira Francisco das Chagas Oliveira | A leitura na sala de aula |
Paula Laís Pombo de Morais | A fábula como estímulo à literatura |
Ana Carolina Barata de Oliveira | O texto em sala de aula |
Dayany Rangel Ramos Fraga Bruna Gava | Leitura e interpretação de texto na sala de aula |
Josiene da Silva Queiroz Geisiane Gomes Feitosa | Concepções de leitura dos alunos de uma escola pública |
Marilya Natalya Pereira Brito Ramylli Azevedo Silva | Os perigos do texto na sala de aula |
Alan Carlos Oliveira de Carvalho Elzonete Silva Cunha | Práticas de leitura na sala de aula |
Cláudia Almeida Paixão Janete da Silva Brito | Como o professor de língua portuguesa utiliza os PCNs no desenvolvimento de suas práticas de ensino. |
GT3- ESCRITA E REESCRITA NA ESCOLA, GRAMÁTICA E ENSINO
Autores | Títulos |
Lívia Almeida Carvalho Thaylane Carvalho de Faria | O gênero fotonovela na sala de aula |
GT 04- REPRESENTAÇÕES QUE PROFESSORES TÊM DA DISCIPLINA PORTUGUÊS E DE SUA PRÁTICA
Autores | Títulos |
Patrícia Pereira de Souza Edilene Moreira da Silva | O ensino de gramática |
GT 05- A PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NA ESCOLA
Autores | Títulos |
Natália Baiman da Silva | O livro didático em sala de aula: aplicações e contribuições |
Reginaldo Santiago Barbosa | Limites impostos pelo livro didático em sala de aula |
Discussão/intervalo- Recitação do poema “Homem do Batel’ (Um quadro do futuro) pelo aluno Anderson Damasceno Brito.
GRUPOS DE TRABALHO- TARDE
GT1- O AMBIENTE ESCOLAR- Coordenação- Prof Jairo de Araújo Souza
Autores | Títulos |
Talitha Ingrid Pinheiro Gama Bárbara Letícia Pereira Leite Ava Natássia S. Costa Gleiciane de Cássia Sousa Rodrigues Fidelainy Souza Silva Samara Souza da Silva | O Ambiente escolar: desafios e possibilidades |
GT2- LEITURA NA ECOLA- Coordenação- Prof Msc Paulo da Silva Lima
Autores | Títulos |
Cássio dos Santos Melo Ruth Sousa Santos | Trabalhando a leitura e interpretação de textos |
Gabriela Sousa Gomes Maria de Jesus Ferreira Oliveira | Produzindo opinião: o jornal da sala de aula |
Jéssica Veloso Santos Silva Odeilda Alves de Almeida | Projeto de leitura: história meio ao contrário |
Priscila Dayana Sousa Freitas Stéfani Marina de Oliveira | Utilização de lendas para aquisição da leitura |
Elenice Barros Solange Carvalho de Araújo | Leitura de poemas despertando o prazer de ler |
Odeilda Alves de Almeida Jéssica Veloso Santos Silva | Trabalhando a leitura na sala de aula |
Ana Cláudia Lacerda Martins Cristiane Almeida Gabriela Pereira | Processo de Formação Docente: uma prática reflexiva |
GRUPOS DE TRABALHO- TARDE/NOITE- Coordenação: Prof Dr. Claudio Luiz Abreu Fonseca e Profª Drª Nilsa Brito Ribeiro
GT3- ESCRITA E REESCRITA NA ESCOLA, GRAMÁTICA E ENSINO.
Autores | Títulos |
Aline Carla Silva Brito Érica Faustino da Silva | Escrita e reescrita do gênero crônica |
Maria de Jesus Ferreira Oliveira Gabriela Sousa Gomes | A produção escrita do jornal na sala de aula |
Raiana da Silva Moura Rosycler da Mota e Silva | Gêneros textuais e sequências didáticas na sala de aula |
Heidy Arianne Mendes Lima Irisleide Neres de Oliveira | Escrita e reescrita do gênero histórias de vida |
Aline Priscila Moraes Érica Faustino da Silva | Sequência didática: trabalhando a refacção textual com o gênero crônica |
Adrienne Assunção Mendes Domingues Francioni Reis de Sousa | Literatura e produção textual através do conto “Um apólogo” de Machado de Assis |
Judimar da Silva Santos Júlio Cézar de Jesus Costa | Análise do processo de interpretação e produção textual a partir do livro didático do projeto EJA |
Adrienne Assunção Mendes Domingues Francioni Reis de Sousa | Trabalhando a gramática na fábula “A Formiguinha e a neve” |
Cassio dos Santos Melo Ruth Sousa Santos | Trabalhando com lendas em sala de aula |
Rosycler da Mota e Silva Raiana da Silva Moura | Trabalhando gêneros textuais na sala de aula |
Débora Francisco da Silva | Trabalhando as lendas africanas |
Clodualdo de Oliveira Alves Filho Gleisia Carneiro de Souza | A Língua como objeto de ensino: qual é o lugar da gramática e da análise linguística? |
Jéssica Veloso Santos Silva Odeilda Alves de Almeida | O Artigo de opinião na sala de aula |
Rosycler da Mota e Silva Raiana da Silva Moura | Gênero Textual e Sequência Didática na sala de aula |
Geyce de Paula Araújo da Cruz Heidy Aryanne M. Lima | O ensino da gramática através dos textos narrativos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário